Voltar para a tela anterior.

Projeto “Museus, Monumentos e Memórias” traz visitantes à Câmara Municipal

Iniciativa do Instituto Bruno Segalla busca reconhecer o trabalho e legado do ex-vereador e artista caxiense


Entre os dias 16 e 17 de outubro, a Câmara Municipal recebeu a visita de estudantes da rede pública que participam do Projeto “Museus, Monumentos e Memórias”, promovido pelo instituto Bruno Segalla. A iniciativa tem o objetivo de promover a formação em identidade, memória e patrimônio entre professores, estudantes e a comunidade em geral e busca aprofundar o entendimento e o valor dos museus e monumentos como elementos essenciais da história e da cultura local por meio de diversas atividades, como pesquisas, seminários e oficinas.

A visita à Casa Legislativa teve como foco o monumento Direitos Humanos, do artista e ex-vereador caxiense que dá nome ao instituto, localizado no 1º subsolo do parlamento, no Espaço Cultural Mario Crosa. O escultor assumiu cadeira no Legislativo pelo Partido Social Progressista em dois mandatos, entre 1956 e 1963.

O historiador da Casa Eduardo Reis e o relações-públicas e chefe da comunicação Marcelo de Gregori acompanharam os grupos nas visitas desta semana. Na ocasião, Eduardo explicou sobre o monumento e as crianças puderam manifestar suas dúvidas. A proposição da visita busca sensibilizar os participantes para a importância da preservação do patrimônio cultural e histórico, incentivando o envolvimento ativo da comunidade na conservação dessas obras.

Na quarta-feira (16/10), quem esteve pela Casa foram os estudantes do 5º ano da EMEF Zélia Rodrigues Furtado. Já na quinta-feira (17/10) foi a vez dos alunos do 4º ano da EMEF José Protázio Soares de Souza. Também acompanharam as visitas: Mariana Duarte, secretária-geral do IBS e oficineira no projeto; Maria Gorete Laurindo, diretora de educação e cultura do IBS e assistente de produção no projeto; e Luana Loreto, social media do projeto.

 

Sobre o Projeto:

O projeto “Museus, Monumentos e Memórias” consiste na realização de oficinas com 10 turmas de estudantes de escolas públicas, sendo três encontros por turma. Na primeira oficina, com o tema "O Meu Tesouro" o projeto busca promover uma reflexão sobre o conceito de patrimônio histórico e cultural. Na segunda oficina o tema é "Nosso Percurso" e nesta etapa é realizada uma visita aos monumentos de Bruno Segalla na cidade. Já na terceira oficina, que tem o tema "Fazendo Arte” é feita uma releitura de monumentos de Bruno Segalla, por meio de projetos artísticos.

Na oficina “Nosso percurso” é realizada uma pesquisa histórica sobre seis monumentos de Bruno Segalla em Caxias do Sul. São eles: Instinto Primeiro, Direitos Humanos, Estátua de Ana Rech, Jesus Terceiro Milênio, Estátua do Padre Eugênio Ângelo Giordani e o Busto do Dr. Henrique Ordovás Filho.

Ao compreender o valor dos museus, monumentos e memórias, os participantes são incentivados a atuar como guardiões do patrimônio local, fortalecendo sua identidade cultural e exercendo a cidadania ativa. Essa conscientização é fundamental para garantir a continuidade e a valorização das histórias e tradições que definem a comunidade, promovendo um senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada.

 

Sobre o instituto:

O Instituto Bruno Segalla (IBS), criado em 2005, é um museu dedicado à preservação, estudo, comunicação e exposição de bens culturais relacionados à vida e obra do artista Bruno Segalla.

Localizado no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o museu é um espaço de promoção cultural, defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural, além de fomentar a educação e a inclusão social através de ações culturais e socioculturais.

O Instituto Bruno Segalla é reconhecido como Ponto de Cultura Estadual do Rio Grande do Sul, promovendo cidadania, diversidade cultural e uma cultura de paz através de seus programas educativos e culturais.

17/10/2024 - 14:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Marcelo de Gregori - CONRERP 3936
Redator(a): Marines Moretti Bertuol

Ir para o topo