Voltar para a tela anterior.
A canção “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor” abriu passagem para o mais novo Cidadão Caxiense entrar no plenário do Parlamento Municipal, durante a sessão solene desta terça-feira (24/09). O engenheiro agrônomo Antonio Carlos Potrich, 71 anos, foi condecorado com esse título, a partir de uma proposta do vereador Gilfredo De Camillis/PSB aprovada pela unanimidade dos parlamentares. A cerimônia desta noite teve os trabalhos conduzidos pela presidente da Casa, vereadora Marisol Santos/PSDB, e o discurso em nome de todos os legisladores foi feito por Camillis.
“Antonio sempre carregou em seu coração o desejo de contribuir para o desenvolvimento de sua região. Como agrônomo, não apenas cultivou nozes e erva-mate, mas também plantou sementes de conhecimento ao longo de sua carreira. Seu trabalho na Emater e sua liderança na Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região revela a importância de um profissional comprometido com o crescimento agrícola e social de Caxias do Sul”, pontuou Camillis.
O título de Cidadão Caxiense corresponde a um reconhecimento concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas adotam Caxias para viver e aqui passam a prestar relevantes serviços à comunidade. Antonio Carlos Potrich nasceu em 5 de janeiro de 1953, em Anta Gorda/RS, e veio para o município caxiense na década de 1980, para trabalhar e passou também a lutar por melhores condições aos deficientes.
Segundo Camillis, o homenageado foi um dos idealizadores da Romaria das Pessoas com Deficiência a Caravaggio, atualmente em sua terceira edição. Tem atuado na Associação Atlética de Desporto e Paradesporto e como suplente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência. Ainda compõe a Comissão Organizadora da Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência.
“Apesar de suas limitações físicas, nunca deixou que isso impedisse de seguir em frente. Desde sempre, Antonio enfrentou desafios, transformando as dificuldades em oportunidades para ajudar os outros. Sua atitude positiva e determinação mostram que as limitações não definem quem somos, mas sim nossas ações e nossa vontade de fazer a diferença. Antonio nos ensina que, com o esforço e um coração generoso, podemos superar barreiras e impactar a vida das pessoas ao nosso redor. A sua trajetória é uma verdadeira inspiração para todos nós. Hoje, ao receber o título de cidadão caxiense, celebramos não apenas suas realizações, mas a pessoa que ele é. Que sua trajetória continue a inspirar e transformar nossa comunidade”, enfatizou Camillis.
As palavras do parlamentar proponente foram referendadas pelos diversos depoimentos de amigos e parentes mostrados em um vídeo preparado especialmente para esta solenidade. Enquanto assistia aos testemunhos, Potrich não conseguiu esconder a emoção de receber o título de Cidadão Caxiense. Saudou a todos os presentes, principalmente, a esposa Ilma, as filhas Carolina e Lídia e o genro Thiago. Lembrou dos desafios que encarou desde pequeno, aos cinco anos, quando foi acometido pela poliomielite. Narrou a atenção dada pela família, com destaque para a mãe, Ozoriolina, considerando-a sua primeira fisioterapeuta. Também recordou da parceria com os colegas de aula e de que, apesar das dificuldades, nunca desanimou ou parou de sonhar.
“Fiz o primário e o Ginásio em Anta Gorda. Depois, fui para o segundo grau em Guaporé e acabei em Passo Fundo. Em 1974, ingressei na Faculdade de Agronomia e, em 1977, me formei. No ato da formatura, fiz o juramento em nome dos colegas. Mas eu só quero contar que, para mim, nunca tive problemas. Sempre interpretei as situações como uma oportunidade de mostrar que a gente consegue levar para frente”, ensina, considerando a carreira que fez como extensionista da Emater, passando por funções de chefia. Foi na Emater, entretanto, que acabou sofrendo um acidente de trabalho e se aposentou.
Após a aposentadoria, disse que sentiu o que enfrenta um deficiente diante, por exemplo, das barreiras físicas e estruturais de uma cidade. Foi aí que se engajou ainda mais nas lutas pela categoria. Em seu discurso, aproveitou para pedir apoio da Câmara na busca de um espaço no Complexo da Maesa, para uma quadra poliesportiva adaptada às pessoas com deficiência. Ao mesmo tempo, agradeceu os parlamentares pela honraria recebida e disse que vai seguir na busca de conquistas. “Quero dizer meu muito obrigado a todos os vereadores, em especial ao Camillis, e vou continuar. Meu desafio é continuar, porque, se eu parar, não saberia o que fazer”, afirmou, mostrando-se muito lisonjeado com a distinção conquistada.
Como Potrich costuma frequentar a Câmara, a presidente Marisol retribuiu, agradecendo pela oportunidade de aprender com o agrônomo sempre que ele visita a sede legislativa.
Representando o Executivo, marcou presença na cerimônia o vizinho do homenagedo e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Jorge Catusso. Também houve apresentação do músico Nivaldo Moseli. A solenidade de hoje foi gravada para, posteriormente, ser transmitida pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pelo YouTube do Parlamento.
Veja como foi a Sessão Solene:
SOBRE O HOMENAGEADO
- O homenageado nasceu em 5 de janeiro de 1953, em Anta Gorda/RS. É filho de João Antonio Potrich e Ozoriolina Simon Potrich. Formou-se em agronomia pela Universidade de Passo Fundo, em 1977. Iniciou a carreira na área de assistência técnica e crédito rural, por meio do Banco do Brasil e do Banrisul. Também atuou como professor de culturas regionais e zootecnia geral na Escola Técnica de Ilópolis/RS.
- Sua trajetória está ligada ao setor primário, ligado ao cultivo de nozes, plantações e colheitas de erva-mate, operando sob a marca Saphira. Em 1981, começou a jornada na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), desempenhando funções no Escritório Municipal de Caxias do Sul, focando no cooperativismo e associativismo.
- Potrich foi o primeiro presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região Caxias (AEANE), recebendo o título de “Agrônomo do Ano” pelas atividades e serviços desempenhados.
- É um dos idealizadores da Romaria das Pessoas com Deficiência – Romaria do Caravaggio. Atualmente, integra a Associação Atlética de Desporto e Paradesporto (AADP), atua como suplente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e participa da Comissão Organizadora da Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência.
Confira matéria da sessão solene: