Voltar para a tela anterior.

Presidente Marisol Santos reflete sobre os 132 anos da Câmara Municipal

A manifestação da chefe do Parlamento faz parte da Semana do Legislativo, alusiva ao aniversário da Casa do Povo


Celebrando os 132 anos de existência do Legislativo caxiense, instituído em 26 de setembro de 1892, a programação especial alusiva a essa data segue na Câmara Municipal. A presidente da Casa, vereadora Marisol Santos/PSDB, foi quem subiu à tribuna, durante a sessão desta terça-feira (24/09), para refletir e renovar os compromissos do Parlamento. Após, o músico e Cidadão Caxiense, Samuel Sodré, fez uma apresentação musical ao violão para os presentes em plenário.

Marisol afirmou que, ao longo de mais de um século, a Câmara de Caxias do Sul foi palco das mais diversas discussões, decisões e avanços que moldaram e ainda moldam a história da segunda maior cidade gaúcha. Ela também destacou o papel da Casa como um espaço plural, onde as vozes da comunidade são ouvidas e acolhidas. “As vozes que ecoam neste plenário não são apenas as nossas vozes, mas são de todos aqueles que nós representamos. Cada palavra proferida e cada voto dado refletem os desejos e necessidades da nossa gente. Por isso, este parlamento deve, acima de tudo, ser um espaço de diálogo, para construirmos juntos um futuro melhor para todos”, observou a presidente.

Em seguida, Samuel Sodré agraciou os parlamentares e servidores com a voz e o violão. Foram três canções: ‘Desgarrados’, de Mário Barbará, ‘Caxias do Sul’, autoral de Sodré, e o tradicional parabéns gaúcho. Juntos, todos cantaram e celebraram a história do Poder Legislativo da ‘Pérola das Colônias’.

 

SOBRE O PARLAMENTO CAXIENSE

 

O começo da atuação legislativa na cidade ocorreu às 18h do dia 26 de setembro de 1892, quando houve a instalação do primeiro Conselho Municipal da Vila de Santa Teresa de Caxias, tendo competências de poder Legislativo. Na oportunidade, foram empossados sete conselheiros eleitos pelo voto direto em 20 de outubro de 1891: Ernesto Marsiaj, Hugo Luciano Ronca, Romano Lunardi, Agapito Conz, Salvador Sartori, Ângelo Chitolina e Benjamin Cortes Rodrigues.

 

A Sessão de Instalação e Posse aconteceu no espaço em que funcionava a Intendência. O município precisava de legislação própria que formalizasse a sua existência. Seis meses após a posse, o Conselho Municipal aprovou três leis que regulamentavam a organização do município e o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo: o Regimento Interno, aprovado na Sessão do dia 4 de outubro de 1892; a Lei Orgânica do Município, em 12 de outubro de 1892; e o Código de Posturas, em 5 de março de 1893.

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO LEGISLATIVO 2024

De 23 a 27 de setembro de 2024

Endereço: Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição, Caxias do Sul/RS

 

24/09/2024 (terça-feira)

19h: Exposição de fotos e bate-papo com os integrantes do Clube do Fotófrafo sobre “os registros de uma cidade e do nosso Parlamento”

Local: Espaço Cultural Mário Crosa

 

25/09/2024 (quarta-feira)

8h30min: Declamação de poesia da atual patrona da Feira do Livro de Caxias do Sul, Helô Bacichette

Local: Plenário

14h: ‘A Casa é Sua’ – visita guiada com alunos da EMEF José Protázio Soares de Souza

 

26/09/2024 (quinta-feira) - Aniversário de 132 anos do poder Legislativo na cidade

8h30min: Apresentação literária do Amigo do Livro Roger Castro

Local: Plenário

14h: ‘A Casa é Sua’ – visita guiada EMEF José Protázio Soares de Souza

19h: Debate com os candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul

 

27/09/2024 (sexta-feira)

14h: Lançamento do Podcast Caxias Conversa especial sobre os 132 anos do poder Legislativo

 

Mais informações: www.camaracaxias.rs.gov.br

24/09/2024 - 14:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo