Voltar para a tela anterior.

Estudantes demonstram interesse em conhecer o Parlamento

Dentro do programa A Casa é Sua e integrando a Semana do Legislativo, uma turma do Ensino Fundamental da Escola Estadual Clemente Pinto foi recebida pelos vereadores Renato Oliveira/PCdoB e Felipe Gremelmaier/MDB e por funcionários da Casa


Os educandos da Escola Estadual Clemente Pinto vivenciaram um momento diferente na manhã desta segunda-feira (23/09), no início da Semana do Legislativo 2024. Trinta estudantes, a maioria do 9º ano, conversaram com os vereadores, assistiram a vídeos, circularam pelos corredores da Câmara e ainda simularam o voto em uma urna eletrônica disponibilizada pelo Cartório Eleitoral.

Eles participaram de dois programas institucionais: A Casa é Sua e CinePlenário. Foram recebidos por integrantes da Mesa Diretora e por servidores da Casa, como a relações-públicas Cristiane Posthinger da Fonseca, que guiou a turma pelos diferentes setores. No CinePlenário, conferiram dois vídeos produzidos pela equipe da TV Câmara Caxias. Um deles sobre a contribuição parlamentar na vida da sociedade caxiense. E o outro com um episódio do programa Da Terra a respeito da criação de abelhas, tendo em vista a estação da primavera, que começou ontem (22/09).

Na abertura das atividades dos 132 anos do poder Legislativo na cidade, o 2º vice-presidente, vereador Renato Oliveira/PCdoB, logo quis saber onde os alunos almejam estudar quando forem para o Ensino Médio. “Cada estudante ainda está pensando. Eu pretendo ir para o Instituto Federal”, respondeu prontamente Maria Luíza Miranda, 16 anos, do 9º ano. O parlamentar ficou contente com a resposta, pois lutou para que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) fosse instalado na cidade. O campus fica localizado no bairro Fátima Alto.


Maria Luíza de Miranda, 16 anos, do 9º ano

Em seguida, quem fez questionamento para Oliveira foi Jessie Kethlyn Estefanovski Mendes, 11 anos, do 6º ano. Ela indagou sobre a relevância de o Parlamento ter um vereador experiente como ele, cujo sexto mandato se encerra em 31 de dezembro deste ano. “Nosso trabalho de legislador é permanente. Eu costumo atender e dar retorno a todas as pessoas que me contatam, inclusive no período de recesso, pois sei que elas confiam e precisam da gente”, observa o parlamentar.


Jessie Kethlyn Estefanovski Mendes, 11 anos, do 6º ano

Dando continuidade aos questionamentos, a aluna Ana Luiza Bertuol, 14 anos, do 9º ano, desejou saber as principais funções de um vereador. “Legislar e fiscalizar as ações e os recursos aplicados pelo Executivo”, respondeu rapidamente Oliveira, dando tom de sua responsabilidade.


Ana Luiza Bertuol, 14 anos, do 9º ano

Segundo secretário da Mesa Diretora 2024, o parlamentar Felipe Gremelmaier/MDB destacou a influência positiva da Escola Estadual Clemente Pinto na sociedade caxiense. Lembrou que familiares seus estudaram na instituição de ensino que completou oito décadas e meia neste ano. Esse envolvimento é fortalecido pelo empenho da comunidade escolar, com destaque a projetos pedagógicos como o que a professora Arlise Zdrojewski coordena atualmente, envolvendo o exercício de uma eleição interna na escola para a escolha de prefeito/prefeita e vereadores. Tanto que a turma visitante fez questão de simular o voto na urna eletrônica do Cartório Eleitoral que permanecerá na sede do Parlamento até sexta-feira (27/09), quando se encerra a programação da Semana do Legislativo 2024. Os estudantes estiveram na Câmara Municipal acompanhados dos professores Roberta Bernardi e Nilmar Hann.


SOBRE O PARLAMENTO CAXIENSE
- O começo da atuação legislativa na cidade ocorreu às 18h do dia 26 de setembro de 1892, quando houve a instalação do primeiro Conselho Municipal da Vila de Santa Teresa de Caxias, tendo competências de poder Legislativo. Na oportunidade, foram empossados sete conselheiros eleitos pelo voto direto em 20 de outubro de 1891: Ernesto Marsiaj, Hugo Luciano Ronca, Romano Lunardi, Agapito Conz, Salvador Sartori, Ângelo Chitolina e Benjamin Cortes Rodrigues.
- A Sessão de Instalação e Posse aconteceu no espaço em que funcionava a Intendência. O município precisava de legislação própria que formalizasse a sua existência. Seis meses após a posse, o Conselho Municipal aprovou três leis que regulamentavam a organização do município e o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo: o Regimento Interno, aprovado na Sessão do dia 4 de outubro de 1892; a Lei Orgânica do Município, em 12 de outubro de 1892; e o Código de Posturas, em 5 de março de 1893.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO LEGISLATIVO 2024
De 23 a 27 de setembro de 2024
Endereço:
Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição, Caxias do Sul/RS

23/09/2024 (segunda-feira)      
9h – Abertura da Semana com a Mesa Diretora e os Programas “A Casa é Sua” e “CinePlenário” para estudantes da Escola Estadual Clemente Pinto
Local: Plenário

24/09/2024 (terça-feira)
8h30min: Manifestação da presidente da Câmara, Marisol Santos/PSDB, durante sessão ordinária referente aos 132 anos do poder Legislativo; e apresentação artística de Samuel Sodré
Local: Plenário

25/09/2024 (quarta-feira)          
- 8h30min: Declamação de poesia da atual patrona da Feira do Livro de Caxias do Sul, Helô Bacichette
Local: Plenário
- 14h: A Casa é Sua” – visita guiada com alunos da EMEF José Protázio Soares de Souza

26/09/2024 (quinta-feira) - Aniversário de 132 anos do poder Legislativo na cidade
- 8h30min: Apresentação literária do Amigo do Livro Roger Castro
Local: Plenário
- 14h: A Casa é Sua” – visita guiada EMEF José Protázio Soares de Souza
- 19h: Debate com os candidatos à Prefeitura de Caxias do Sul

27/09/2024 (sexta-feira)
14h: Lançamento do Podcast Caxias Conversa especial sobre os 132 anos do poder Legislativo

Mais informações: www.camaracaxias.rs.gov.br

23/09/2024 - 13:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo