Voltar para a tela anterior.

Plenário da Câmara Municipal recebe últimas apresentações alusivas à Semana Farroupilha

A programação do Dia do Gaúcho foi finalizada com muita poesia, música e dança


Às vésperas do Dia do Gaúcho, comemorado no dia 20 de setembro, nesta quinta-feira (19/09), em plenário, encerraram-se as atividades do Legislativo em alusão a este dia. Na manhã de hoje, durante a sessão ordinária, houve a declamação do vereador Lucas Diel/PRD, a apresentação musical dos irmãos Valentina Leitão Sbabo e João Vitor Leitão Sbabo e a dança de integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Paixão Côrtes.

Durante a última semana, a Câmara Municipal realizou atividades referentes à Semana Farroupilha, incluindo rodas de chimarrão e declamação de poesia, música e dança. As atrações ocorreram em plenário, durante as sessões ordinárias, e no espaço Rancho do Bardoso, ambos localizados no subsolo da Casa.

Pela resolução 247/A, de 28 de maio de 2015, durante a Semana Farroupilha, no início ou no final das sessões ordinárias, é entoado o Hino do Rio Grande do Sul. Em sequência, Diel proferiu a canção ‘Bochincho’, de Jayme Caetano Braun, seguido por Valentina, de 9 anos, primeira prenda mirim da 25ª região tradicionalista. Acompanhada pelo irmão, João Vitor, ao violão, cantou a icônica ‘Querência Amada’, de Teixeirinha, e ‘Desgarrados’, de Mário Barbará. Finalizando, os integrantes do CTG Paixão Cortês, Amanda dos Santos Viana, Carla dos Santos, Ezequiel Pires Júnior, Letícia dos Santos Viana, Luís Eduardo Candido e Matheus Assunção, dançaram a chimarrita, tradicional dança folclórica gauchesca.

A comemoração alusiva ao dia 20 de setembro de 1835 remonta ao início da Revolução Farroupilha, conflito que durou até 1º de março de 1845, data do acordo de Ponche Verde. Os gaúchos demonstravam insatisfações políticas e econômicas em relação ao Império da época. Não concordavam com os impostos cobrados sobre charque, couros e erva-mate. Em contrapartida, produtos importados da Argentina e do Uruguai recebiam incentivos do governo.

 

Sobre o Rancho do Bardoso

O Rancho do Bardoso recebeu esse nome em homenagem ao servidor público Vilmar Silvério Pinto (mais conhecido como Bardoso). Nascido em 13 de julho de 1934 e falecido em 22 de março de 2008, ele foi motorista da Câmara Municipal. Conforme relatos de servidores e vereadores, no mês de setembro, era comum vê-lo com a cuia nas mãos e trajado com bombacha e lenço, convidando os colegas a participarem de almoços e atividades tradicionalistas.

19/09/2024 - 14:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo