Voltar para a tela anterior.
Dando sequência às comemorações do Dia do Gaúcho, comemorado em 20 de setembro, na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (18/09), a sessão ordinária contou com apresentações musicais e de declamação de poesia. O vereador Zé Dambrós/PSB recebeu os servidores e demais vereadores com música ao violão. Após, as prendas Julia Pivato e Maria Fernanda Fabiani da Silva, integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Galpão Prazer de Gaúcho, recitaram as odes.
A programação especial referente à Semana Farroupilha no Legislativo se encerra amanhã, com a declamação do vereador Lucas Diel/PRD e apresentação de integrantes do CTG Paixão Côrtes. Junto à entrada do plenário, no subsolo do prédio do Legislativo, está instalado o Rancho do Bardoso, tradicional espaço da Casa para cultivar as raízes gaúchas.
Pela resolução 247/A, de 28 de maio de 2015, durante a Semana Farroupilha, no início ou no final das sessões ordinárias, é entoado o Hino do Rio Grande do Sul. Após, a prenda Maria Fernanda bradou o poema ‘O bolso cheio de afetos’, de Adão Quevedo, enquanto Julia apresentou ‘De como fazer uma bruxinha de pano (e alguns considerandos)’, do escritor Aparício Silva Rillo. Ambas foram acompanhadas pelo violão de Nicolas André Haas da Silva, do CTG Rincão da Lealdade. Quem finalizou os festejos foi o gaiteiro, e também estagiário da Casa, Leonardo de Macedo Galafassi.
A comemoração alusiva ao dia 20 de setembro de 1835 remonta ao início da Revolução Farroupilha, conflito que durou até 1º de março de 1845, data do acordo de Ponche Verde. Os gaúchos demonstravam insatisfações políticas e econômicas em relação ao Império da época. Não concordavam com os impostos cobrados sobre charque, couros e erva-mate. Em contrapartida, produtos importados da Argentina e do Uruguai recebiam incentivos do governo.
Saiba mais sobre a sequência da Semana Farroupilha no Legislativo
19/09/2024 (quinta-feira)
8h30: Sessão Ordinária Especial, com a declamação do vereador Lucas Diel e apresentação com o CTG Paixão Côrtes
Local: Plenário
Sobre o Rancho do Bardoso
O Rancho do Bardoso recebeu esse nome em homenagem ao servidor público Vilmar Silvério Pinto (mais conhecido como Bardoso). Nascido em 13 de julho de 1934 e falecido em 22 de março de 2008, ele foi motorista da Câmara Municipal. Conforme relatos de servidores e vereadores, no mês de setembro, era comum vê-lo com a cuia nas mãos e trajado com bombacha e lenço, convidando os colegas a participarem de almoços e atividades tradicionalistas.