Voltar para a tela anterior.
Ao som do batuque e no afeto da comunidade, aos 94 anos, Cecília Rodrigues Modesto, a Mãe Cecília, recebeu uma distinção de destaque do Parlamento caxiense: o título de Cidadã Emérita. A honraria proposta pelo vereador Lucas Caregnato/PT contou com aprovação unânime dos legisladores e foi entregue nesta terça-feira (17/09), em sessão solene conduzida pela presidente da Câmara, parlamentar Marisol Santos/PSDB.
O título de Cidadã Emérita é destinado a pessoas que nascem em Caxias do Sul e se dedicam à comunidade, a partir, por exemplo, de seu ofício ou voluntariado. No caso de Cecília, pela forma como guia os seguidores, sempre com amor e compaixão. Tanto que o plenário estava lotado e a homenagem foi intercalada com canções ligadas a religiões de matriz africana e muitas palmas.
Caregnato se manifestou em nome da Casa. Fez seu discurso diferente, permeado de músicas entoadas em conjunto com a plateia. Discorreu sobre a família e a trajetória de Mãe Cecília, e a respeito do amor, da gratidão e do respeito que sente por ela. De acordo com o parlamentar, é a mãe de santo com mais idade de Caxias do Sul.
“Queria fazer a diferença para uma pessoa muito especial do meu coração. A gente está se encaminhando para fechar esse ciclo dos quatro anos da legislatura e eu cumpro, de forma muito responsável, a homenagem para nossa querida e tão especial mãe Cecília, a mãe de santo mais longeva da nossa cidade. Vejam que responsabilidade desta Casa. A mãe Cecília é matriarca de uma casa composta por muitas mulheres, mulheres negras que fazem a nossa religião, que confortam, que acolhem, que resgatam a identidade dos nossos ancestrais. Então, acho que estamos numa noite de fato solene e muito importante para a nossa cidade”, afirmou Caregnato.
O agradecimento pela distinção veio de Mãe Cecília com suas mãos direcionadas ao céu, num gesto de contemplação e aplausos. A mãe de santo disse não ter palavras para traduzir o que sente por ser homenageada pelo Legislativo e saudou os presentes. Desejou que o Orixá Xangô derrame misericórdia a todos e rezou: “Que cada um saia daqui confortável, alegre, contente e com saúde. É isso que eu desejo para todos os meus filhos de fé e para os meus irmãos de fé, porque a nossa caminhada é longa, pedregosa, mas nós chegaremos lá”.
Da tribuna, familiares de Mãe Cecília se pronunciaram. Vanessa Duarte, neta da homenageada, agradeceu a Caregnato e à Câmara pela distinção e, com emoção, expressou o afeto pela avó, considerando-a inspiração a ela e a muitas gerações. Filha de Mãe Cecília, Maria Elisabeth Modesto disse que viu Caregnato crescer, elogiando o seu percurso na política. Ao agradecer pelo reconhecimento à sua mãe, chorou. Disse que ela é um pouco mãe de todos e motivo de muito orgulho a cada filho e filha.
A cerimônia desta noite foi gravada e, posteriormente, será transmitida pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pelo YouTube do Parlamento.
Assista à solene na íntegra:
SAIBA MAIS SOBRE A HOMENAGEADA:
- De acordo com o autor da proposição, vereador Lucas Caregnato/PT, Cecília Rodrigues Modesto é a mãe de santo mais longeva de Caxias do Sul, com 94 anos de idade e que possui uma forte relevância religiosa na comunidade. Exerce, há mais de seis décadas, o papel de sacerdotisa e o seu terreiro se encontra no bairro Cruzeiro.
- Além da vida religiosa, Cecília se dedicou à família. Filha de Antônio Rodrigues e Albertina Rodrigues, cresceu em uma família numerosa, ao lado de quatro irmãos. Desde jovem, Cecília aprendeu o valor da união e do amor familiar, cultivando laços fortes com seus pais e irmãos.
- Casou-se com João da Silva Modesto, com quem compartilhou uma vida até o falecimento dele. Juntos, tiveram sete filhos, criando um lar repleto de amor e de valores sólidos. A maternidade sempre foi um dos maiores orgulhos de Cecília, que dedicou sua vida a cuidar e orientar os filhos.
Veja também a reportagem da Tv Câmara Caxias: