Voltar para a tela anterior.
Integrantes da Associação da Querência da Poesia Xucra partilharam seus versos e encantaram quem se deslocou até a Câmara Municipal de Caxias do Sul, na tarde desta segunda-feira (16/09), para participar da 2ª Roda de Chimarrão e Poesia. Idealizado e mediado pela presidente da Câmara, vereadora Marisol Santos/PSDB, o encontro está na segunda edição e aconteceu no Racho do Bardoso, instalado próximo ao plenário Legislativo. A iniciativa integra a Semana Farroupilha 2024.
Marisol, que já foi Primeira Prenda Mirim do Rio Grande do Sul/RS, representando o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão da Lealdade e a 25ª Região Tradicionalista, entoou “Das Marias que Ficaram”, de João Carlos Fontoura. “Trancam-se as retinas// nos olhos da mulher// que é mãe e esposa/ e aos poucos morre solita.// E assim outro dia vai/ e outra noite vem... E por horas se pergunta: O meu marido e meus filhos, por onde andarão? Ou quem serão?// Essa é a sina das mães// que respeitam maridos e filhos.// Mas que também amam os campos!”, declamou lindamente a parlamentar.
Também se apresentaram Rita de Cássia dos Santos, Arno Moscato dos Santos (Presidente da Associação), Jesus Suli dos Santos e Anny Rafaelly Borges da Silva, de 10 anos, recém escolhida 1ª Prenda do CTG Negrinho do Pastoreio. Anny buscou os versos de Cantiga de Ninar – Bruxinha de Pano e explicou que escolheu essa poesia como uma homenagem à sua tia-avó Vera Luz Nadal, que lhe ensinou a fazer bonecas. Desenvolta ao microfone, a estudante do 4º ano do Ensino Fundamental estimulou outras crianças a se envolverem com o tradicionalismo: “Se a gente sonha em ter um faixa de prenda, temos que querer realmente e estudar”, afirmou agradecendo o apoio de sua família e amigos tradicionalistas e à Marisol, pelo convite para declamar na Roda de Chimarrão e Poesia.
A presidente da Câmara, por sua vez, agradeceu pela participação de Anny, dos demais poetas tradicionalistas e do servidor da Câmara Johann Hetzel Pereira, que fez o acompanhamento no violão. Marisol também realçou o valor da cultura gaúcha no cotidiano das comunidades. “A gente sai daqui recarregando energias e reforçando a importância de nosso trabalho com as novas gerações, com as crianças. Isso dá muito ânimo”, disse.
Integrante da Associação da Querência da Poesia Xucra e conhecido defensor do tradicionalismo, Sebastião Teixeira Corrêa pediu para a Câmara ser apoiadora do próximo festival do grupo, que, neste ano de 2024, completa três décadas de história. Segundo ele, voluntariamente, a associação já promoveu 10 festivais até hoje.
Quem não conseguiu comparecer ao Legislativo para prestigiar as apresentações nesta segunda-feira tem a chance de acompanhar pela TV Câmara Caxias (Canal 16 da NET ou pelo site www.camaracaxias.rs.gov.br), que divulgará as declamações ao longo da programação.
Confira as demais atrações dos Festejos Farroupilhas da Câmara Municipal de Caxias do Sul em: https://www.camaracaxias.rs.gov.br/noticias/index/29236
Sobre a Roda de Chimarrão e Poesia da Câmara
- Idealizado pela vereadora e presidente da Casa, Marisol Santos/PSDB, que também integra a Frente Parlamentar do Tradicionalismo, a Roda de Chimarrão e Poesia da Câmara tem como objetivo promover a cultura regional e valorizar os artistas locais.
- A primeira edição do evento, em setembro de 2023, contou com a participação dos poetas João Carlos Fontoura (Cabo João), Sebastião Teixeira Corrêa e Lauro Teodoro, além de declamadores como Tainara Alba, Eduarda Tonetto, Luciana Cavalheiro, Andreia Oliveira e o vereador Lucas Diel/PRD.
- Além de ser um ponto de encontro para a comunidade e figuras públicas, a Roda de Chimarrão e Poesia serve como uma plataforma para incentivar a apresentação de artistas locais, o que reforça a importância da cultura tradicional gaúcha.
Sobre a Associação da Querência da Poesia Xucra
- A Associação da Querência da Poesia Xucra foi fundada em 26 de abril de 1994, na cidade de Caxias do Sul/RS.
- Sem fins lucrativos, é uma entidade de caráter artístico cultural e social, que visa agregar escritores, poetas, declamadores e amantes do verso em geral. Tem por princípios promover e incentivar a arte poética declamatória e as demais manifestações artístico culturais do Estado e, em especial, buscando preservar a pureza e a autenticidade da poesia xucra do Rio Grande do Sul.
Veja também a reportagem da TV Câmara Caxias: