Voltar para a tela anterior.
Às 19h da próxima terça-feira (17/09), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, a sacerdotisa Cecília Rodrigues Modesto, conhecida como “Mãe Cecília”, será agraciada com o título de Cidadã Emérita, em sessão solene. A proposição da homenagem partiu do vereador Lucas Caregnato/PT. A cerimônia será gravada e posteriormente poderá ser assistida na grade da TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pelo YouTube do Parlamento.
O título de Cidadão Emérito é destinado a pessoas que nascem em Caxias do Sul e se dedicam à comunidade, a partir, por exemplo, de seu ofício ou voluntariado. No caso de Cecília, pela forma como guia os seguidores, sempre com amor e compaixão.
De acordo com o autor da proposição, Cecília é a mãe de santo mais longeva de Caxias do Sul, com 94 anos de idade e que possui uma forte relevância religiosa na comunidade. Exerce, há mais de seis décadas, o papel de sacerdotisa e o seu terreiro se encontra no bairro Cruzeiro.
Além da vida religiosa, Cecília se dedicou à família. Filha de Antônio Rodrigues e Albertina Rodrigues, cresceu em uma família numerosa, ao lado de quatro irmãos. Desde jovem, Cecília aprendeu o valor da união e do amor familiar, cultivando laços fortes com seus pais e irmãos. Casou-se com João da Silva Modesto, com quem compartilhou uma vida até o falecimento dele. Juntos, tiveram sete filhos, criando um lar repleto de amor e de valores sólidos. A maternidade sempre foi um dos maiores orgulhos de Cecília, que dedicou sua vida a cuidar e orientar os filhos.