Voltar para a tela anterior.
Foi aprovado, por unanimidade dos vereadores, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (12/09), o projeto de decreto legislativo (PDL) 17/2024, que concede o título de Cidadão Caxiense ao engenheiro agrônomo Antonio Carlos Potrich. De autoria do vereador Gilfredo De Camillis, o texto prevê a entrega da honraria para ocorrer no dia 24 de setembro, às 19h, no plenário da Casa. A titulação contempla pessoas natas de outras cidades, mas que adotam Caxias para viverem e prestam relevantes serviços à comunidade.
Conforme o documento, Antonio Carlos Potrich nasceu em 5 de janeiro de 1953, em Anta Gorda. Filho de João Antonio Potrich e Ozoriolina Simon Potrich e irmão de Teresa Maria, Elza Maria, João Albino e Noeli Maria. Proveniente de uma família dedicada ao setor primário, sua trajetória está profundamente ligada ao cultivo de nozes, plantações e colheitas de Erva Mate, operando sob a marca Saphira.
Formado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo em 1977, Antonio iniciou a carreira profissional na cidade natal, atuando na área de Assistência Técnica e Crédito Rural através do Banco do Brasil e do Banrisul. Demonstrando compromisso com a educação e o desenvolvimento regional, atuou como professor na Escola Técnica de Ilópolis, lecionando Culturas Regionais e Zootecnia Geral.
Integrou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) do Estado do Rio Grande do Sul, onde desempenhou funções no Escritório Municipal de Caxias do Sul, focando em cooperativismo e associativismo. Foi promovido a Gerente Regional no Escritório Regional da EMATER, posteriormente ocupando cargos de Supervisor Regional na cidade de Estrela e Subgerente Regional ao retornar a Caxias do Sul em 1995.
Além da carreira na EMATER, Potrich foi o primeiro presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região Caxias – AEANE, recebendo o título de “Agrônomo do Ano” pelos serviços e atividades em prol da classe. Sua contribuição para a comunidade foi interrompida por um acidente de trabalho em 2009, após o qual se aposentou para dedicar-se integralmente às necessidades das Pessoas com Deficiência (PCDs).
Como um cidadão engajado, Antonio foi um dos idealizadores da Romaria das Pessoas com Deficiência – Romaria do Caravaggio, atualmente em sua terceira edição. Além disso, integra a Associação Atlética de Desporto e Paradesporto – AADP, atua como membro suplente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e participa ativamente da Comissão Organizadora da Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência.
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 17/2024 (votação)
Vereador – Partido – Voto
ADRIANO BRESSAN PP Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Ausente
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Presente
MAURÍCIO SCALCO PL Não Votou
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim
ZÉ DAMBRÓS PSB Sim