Voltar para a tela anterior.

Atleta Alan Ruschel deverá ser homenageado pelo Parlamento com o título de Cidadão Caxiense

O projeto de decreto legislativo passou pela primeira discussão nesta quinta e aguarda retorno em plenário, para votação


Nesta quinta-feira (12/09), o projeto de decreto legislativo (PDL) 7/2024, para conceder o título de Cidadão Caxiense ao jogador de futebol do Esporte Clube Juventude, Alan Ruschel, passou pela primeira discussão, na sessão ordinária, em plenário, na Câmara Municipal. De autoria do então vereador Jemerson Hoffman/PSB, o projeto deverá retornar à pauta, para a segunda discussão e votação. Também assinam o documento os vereadores Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo De Camillis/PSB, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Zanchin/NOVO e Zé Dambrós/PSB. O título de Cidadão Caxiense é um reconhecimento concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas que adotam Caxias para viverem e aqui passam a prestar relevantes serviços à comunidade.

Em discussão, Estela destacou a história de superação do futebolista, sendo um dos seis sobreviventes do trágico acidente aéreo, envolvendo o time da Chapecoense, na Colômbia, em novembro de 2016. “Se existem heróis da vida real, estes são pessoas como o Alan, que enfrentam dificuldades e, em vez de imporem barreiras em suas trajetórias, utilizam desses acontecimentos para servirem como fontes de inspiração”, acrescentou a parlamentar.

De acordo com o documento, Alan Luciano Ruschel é natural do município de Nova Hartz, no Rio Grande do Sul, e foi revelado nas categorias de base do Juventude. No início da carreira, passou pelas equipes do Pelotas, Sport Club São Paulo e Luverdense. Após empréstimos, retornou ao Juventude, onde se firmou na equipe principal, sendo um dos destaques do time que conquistou a Copa FGF em 2012. Em sequência, ele teve passagens pelas equipes da Chapecoense, Internacional e Atlético Paranaense.

Em 2016, Alan retornou para a Chapecoense, integrando o histórico time finalista da Copa Sul-Americana. No fatídico dia 29 de novembro do mesmo ano, enquanto se deslocavam para Medellín, na Colômbia, para disputar a primeira partida da final, o time catarinense enfrentou um terrível acidente aéreo. A tragédia do Voo LaMia 2933 resultou na perda de 71 vidas. Entre os seis sobreviventes, estavam Ruschel, o zagueiro Neto e o goleiro Jakson Follmann.

Após meses de recuperação, Alan encontrou, dentro de si, a determinação para retornar ao futebol. Em um emocionante dia, 7 de agosto de 2017, o atleta pisou novamente nos gramados, em um jogo amistoso entre Chapecoense e Barcelona, no Camp Nou. Alan foi ovacionado de pé por todos os torcedores presentes.

Em 2022, o jogador acertou o retorno ao Juventude e, durante o ano de 2023, consolidou-se como um dos principais futebolistas da equipe caxiense. Ainda conforme o ofício, além de sua contribuição para o esporte, Alan Ruschel também se tornou um símbolo de orgulho para Caxias do Sul. A dedicação e comprometimento com o Esporte Clube Juventude e com a comunidade caxiense o tornam um merecedor do título de Cidadão Caxiense.

12/09/2024 - 11:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo