Voltar para a tela anterior.
Os 75 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Catulo da Paixão Cearense, completados em 16 de maio passado, foram homenageados pelo Legislativo caxiense, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (11/09), no plenário da Casa. A iniciativa da homenagem coube ao vereador Lucas Caregnato/PT e buscou reconhecer a contribuição da instituição para o contexto educacional da cidade. Na condução dos trabalhos, estava a presidente da Câmara, vereadora Marisol Santos/PSDB. A secretária da Educação, Flávia Vergani, representou o prefeito municipal na cerimônia.
A partir da tribuna, o vereador Lucas se pronunciou em nome do Parlamento. Para ele, o educandário se notabiliza na formação humana e social, fazendo com que os alunos se tornem cidadãos críticos e reflexivos. “O Catulo dialoga com o amor e a coragem, princípios que devem dar sentido à educação, envolvendo toda a comunidade escolar”, salientou. O petista citou, por exemplo, a atenção para com o cuidado com o meio ambiente, como forma de conscientização.
Depois de receber a placa alusiva ao marco de 75 anos, a diretora do colégio homenageado, Adriana Restelatto, ocupou a tribuna para breves agradecimentos. “É com muita alegria que celebramos essa passagem de aniversário. Trata-se do reflexo de pertencimento e profissionalismo, como local de trabalho e espaço para os filhos de muitas famílias”, enalteceu.
A instituição foi criada como escola isolada pelo decreto municipal 15, de 16 de maio de 1949. No dia 20 de agosto de 1950, foi então aberto à comunidade do bairro Panazzolo o Grupo Escolar Catulo da Paixão Cearense, em uma casa de madeira. A área total da escola, na época, era de 87 metros quadrados. Inicialmente, contava com apenas duas salas de aula, onde a professora Irma Santini e a diretora Guilhermina Poloni Costa atendiam alunos de 1ª a 4ª série.
Com o passar dos anos, o número de alunos foi crescendo e, para isso, foi necessário expandir as dependências da instituição para maior comodidade e eficiência. Por isso, em 1972, um novo prédio foi construído em um terreno de 5,5 mil metros quadrados, na esquina das ruas Luiz Antunes e Antunes Cervásio, no bairro Panazzolo.
Em 1983, a instituição de ensino recebeu autorização para o Funcionamento de Classe Especial, para o atendimento de estudantes com algum tipo de deficiência. Atualmente, a escola possui nove salas de aula, biblioteca, laboratório de informática educativa, sala de apoio pedagógico, sala da coordenação pedagógica, sala de recursos multifuncionais, secretaria, sala da direção, cozinha, banheiros, ginásio fechado e coberto e dois parques infantis. Ainda conforme o documento, a escola tem capacidade para 462 estudantes e o quadro docente é composto por 42 professores.
Veja como foi a homenagem: