Voltar para a tela anterior.
O talento e a arte de integrantes do Clube do Fotógrafo podem ser apreciados no Legislativo caxiense, a partir desta terça-feira (10/09), quando foi inaugurada a exposição "Bienal Brasileira de Foto". A mostra permanecerá no Espaço Cultural Mário Crosa, na sede legislativa (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição), para visitação pública e gratuita, até o dia 29 deste mês.
São 34 fotografias de associados do clube que foram finalistas ou premiadas na Bienal Cor de Salvador, na Bahia. As imagens integram a história das participações do Clube nas bienais brasileiras de arte fotográfica.
Nesta tarde, antes mesmo da inauguração oficial, o jardineiro Luis Rodrigues, 62 anos, deu uma espiadinha nas obras. “Gostei desta aqui. Ela combina bem com a Semana Farroupilha que está chegando”, disse Rodrigues, ao contemplar a fotografia do dorso de um cavalo em que aparece projetada a sombra de um gaúcho mateando. O título da imagem é Sombras da Tradição, de autoria do fotógrafo Adriano Soldatelli, que recebeu menção honrosa pela obra.
A presidente do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, Marcia Marchetto, realça essa contribuição de cada espectador que, com seu ponto de vista, pode dar um novo sentido às obras de arte em destaque.
Ao declarar aberta a mostra, ela agradeceu ao poder Legislativo por acolher e deixar visíveis à sociedade o trabalho, a técnica e o olhar sensível dos fotógrafos caxienses. “Agradecemos à Câmara de Vereadores por abrir esse espaço para nós, que é belíssimo e tem tudo a ver com a fotografia, com a cultura e com a história de Caxias”, afirmou Marcia Marchetto.
A presidente também lembrou que o Clube é uma instituição declarada de utilidade pública pelo Parlamento, não tem fins lucrativos e mantém uma representatividade que completa 44 anos no próximo dia 25. Inclusive, no dia 24 de setembro, dentro da Semana do Legislativo 2024, haverá um bate-papo com os membros do Clube sobre o exercício de registrar momentos da comunidade, da cidade e do mundo. Entre os propósitos da agremiação está o incremento da arte fotográfica em Caxias do Sul e região, projetando a cidade no cenário fotográfico nacional.