Voltar para a tela anterior.

Título de Cidadão Caxiense a Antonio Carlos Potrich está em apreciação

O projeto de decreto legislativo passou pela primeira discussão, durante a sessão ordinária desta terça-feira


Conceder o Título de Cidadão Caxiense ao engenheiro agrônomo Antonio Carlos Potrich é o objetivo do projeto de decreto legislativo (PDL) 17/2024, de autoria do vereador Gilfredo De Camillis/PSB. A matéria passou pela primeira discussão, durante a sessão ordinária desta terça-feira (10/09), e deverá retornar à pauta, para a segunda discussão e votação. Também subscrevem o documento os parlamentares Juliano Valim/PSD, Lucas Diel/PRD, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Tatiane Frizzo/PSDB, Velocino Uez/PRD, Wagner Petrini/PSB e Zé Dambrós/PSB.

O Título de Cidadão Caxiense é um reconhecimento concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas adotam Caxias para viver e aqui passam a prestar relevantes serviços à comunidade.

Conforme o documento, Antonio Carlos Potrich nasceu em 5 de janeiro de 1953, em Anta Gorda. Filho de João Antonio Potrich e Ozoriolina Simon Potrich e irmão de Teresa Maria, Elza Maria, João Albino e Noeli Maria. Proveniente de uma família dedicada ao setor primário, sua trajetória está profundamente ligada ao cultivo de nozes, plantações e colheitas de Erva Mate, operando sob a marca Saphira.

Formado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo em 1977, Antonio iniciou a carreira profissional na cidade natal, atuando na área de Assistência Técnica e Crédito Rural através do Banco do Brasil e do Banrisul. Demonstrando compromisso com a educação e o desenvolvimento regional, atuou como professor na Escola Técnica de Ilópolis, lecionando Culturas Regionais e Zootecnia Geral.

Integrou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) do Estado do Rio Grande do Sul, onde desempenhou funções no Escritório Municipal de Caxias do Sul, focando em cooperativismo e associativismo. Foi promovido a Gerente Regional no Escritório Regional da EMATER, posteriormente ocupando cargos de Supervisor Regional na cidade de Estrela e Subgerente Regional ao retornar a Caxias do Sul em 1995.

Além da carreira na EMATER, Potrich foi o primeiro presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região Caxias – AEANE, recebendo o título de “Agrônomo do Ano” pelos serviços e atividades em prol da classe. Sua contribuição para a comunidade foi interrompida por um acidente de trabalho em 2009, após o qual se aposentou para dedicar-se integralmente às necessidades das Pessoas com Deficiência (PCDs).

Como um cidadão engajado, Antonio foi um dos idealizadores da Romaria das Pessoas com Deficiência – Romaria do Caravaggio, atualmente em sua terceira edição. Além disso, integra a Associação Atlética de Desporto e Paradesporto – AADP, atua como membro suplente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e participa ativamente da Comissão Organizadora da Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência.

10/09/2024 - 14:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo