Voltar para a tela anterior.
A Frente Parlamentar em Apoio e Defesa das Micro e Pequenas Empresas de Caxias do Sul será instalada na Câmara Municipal. O requerimento 47/2024 foi aprovado pela unanimidade dos vereadores, durante a sessão ordinária desta terça-feira (10/09). O documento é de autoria coletiva e teve a idealização do vereador Lucas Diel/PRD, com as assinaturas dos vereadores Clóvis Xuxa/UNIÃO, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Gilfredo De Camillis/PSB, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Zanchin/NOVO, Tatiane Frizzo/PSDB, Velocino Uez/PRD e Wagner Petrini/PSB.
A Frente tem como objetivos promover o debate e incentivar a implementação de políticas públicas que visem a fortalecer e apoiar esses empreendimentos. Busca incentivar a formalização dos negócios, oferecendo suporte jurídico e administrativo. Volta-se a criar e apoiar eventos, feiras e programas que promovam o empreendedorismo e a competitividade, além de reconhecer e valorizar o papel das MPEs na economia local, promovendo a compra de produtos e serviços locais.
Conforme o requerimento, as micro e pequenas empresas (MPEs) representam uma parcela significativa da economia local, sendo responsáveis por gerar emprego e renda para milhares de famílias. De acordo com dados do SEBRAE, essas empresas correspondem a mais de 90% dos negócios no Brasil, desempenhando um papel fundamental na economia, especialmente em tempos de crise.
Segundo o idealizador da Frente, o vereador Lucas Diel/PRD, em Caxias do Sul as MPEs têm sido um fator importante de desenvolvimento econômico, proporcionando inovação, competitividade e crescimento. Contudo, apesar de sua relevância, esses empreendimentos ainda enfrentam desafios consideráveis, como o acesso ao crédito, a alta carga tributária, a burocracia excessiva e a dificuldade de se adaptar a um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.
O requerimento teve manifestações de apoio dos vereadores Adriano Bressan/PP, Felipe Gremelmaier/MDB, Juliano Valim/PSD, Lucas Caregnato/PT, Maurício Scalco/PL, Olmir Cadore/PSDB e Ricardo Zanchin/NOVO. Caregnato ressaltou a participação feminina na história do empreendedorismo da cidade. Valim ponderou para o excesso de burocracia na abertura de pequenas empresas no ramo da metalurgia e o vereador Zanchin reforçou sobre os objetivos da Frente, na defesa das micro e pequenas empresas, as quais sempre foi defensor.
Lucas Diel destacou a relevância do ato para a economia caxiense. “A instalação dessa frente parlamentar é um passo significativo para fortalecer as micro e pequenas empresas, em Caxias do Sul, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e a valorização desses empreendedores, como pilares fundamentais da nossa economia”, enfatizou o vereador.
Estavam presentes à sessão o presidente da Microempa, Pedro Elói Steffens, o diretor de serviços, Vinícius Valer, e o gerente-executivo, Antônio Bressan.
DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO nº 47/2024:
Vereador – Partido – Voto
ADRIANO BRESSAN PP Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Ausente
ELISANDRO FIUZA REPUBLICANOS Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Presente
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Ausente
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim