Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal celebra os 50 anos do 12º Batalhão de Polícia Militar

Em sessão solene, realizada na noite desta segunda-feira, a corporação foi reconhecida pela contribuição com a comunidade de Caxias do Sul


Os 50 anos do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta segunda-feira (09/09). O ato aconteceu no plenário da Casa e marcou o reconhecimento pela contribuição da corporação com a comunidade local. A data de aniversário remonta exatamente a 9 de setembro de 1974. A presidente do Legislativo caxiense, vereadora Marisol Santos/PSDB, conduziu as atividades de hoje, que se encerraram com uma saudação ao 12º BPM do governador do Estado, Eduardo Leite, em vídeo transmitido por meio do painel eletrônico.

A proposição da honraria coube à própria Mesa Diretora. Para se pronunciar em nome do Parlamento, a presidente repassou a condução da solenidade ao vereador Alexandre Bortoluz/PP, que secretariou os trabalhos de hoje. A partir da tribuna, a vereadora Marisol lembrou que a sua relação com a Brigada remonta ao período em que, como jornalista, desenvolvia reportagens sobre segurança pública, para veículos de comunicação da cidade.

De acordo com a presidente, o 12º BPM tem sido reconhecido pela atuação e pelo que chamou de compromisso inabalável com o bem-estar social. “São muitas as frentes que vêm se juntando à Brigada, nas lutas por mais espaços, ampliação de efetivo e valorização. Cada oficial merece a nossa homenagem pela dedicação, pela coragem e pela competência, na atuação diária, em favor da justiça e da proteção da cidadania”, salientou. Marisol enfatizou, ainda, a divisão de mulheres, que respondem por 8% do atual efetivo do batalhão.

Depois de receber a placa alusiva ao meio século do 12º BPM, o comandante do batalhão, tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, se deslocou à tribuna, de onde afirmou que são os oficiais da instituição que dão sentido à homenagem. “Cada um é importante no conjunto da segurança pública. Como comandante, procuro assumir muitas responsabilidades, até para preservar o conjunto da equipe. Temos o maior e melhor batalhão da Brigada Militar, cujas mulheres e cujos homens não medem esforços nas 24 horas de cada dia”, enalteceu.

A cerimônia de hoje também contou com o titular do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra), coronel Eduardo Cunha Michel. Ele reiterou que, em breve, o 12º BPM receberá 100 oficiais para o reforço de efetivo. No caso do 4º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), também sediado em Caxias, disse que haverá outras nomeações. “No início da minha carreira, estagiei no batalhão local. Hoje, vemos que os oficiais gozam da receptividade da comunidade caxiense, o que se deve a um esforço diário, pautado por comprometimento, determinação, profissionalismo e seriedade”, observou.

A vice-prefeita municipal, Paula Ioris, reverenciou o senso de pertencimento verificado nos oficiais da instituição homenageada. “A segurança precisa ser vista de maneira integrada, na qual o 12º BPM é fundamental. Temos os auxílios da inteligência a partir da tecnologia e de programas, como o RS Seguro”, ressaltou. Ela estava acompanhada pelo secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva.

A Mesa Diretora do Legislativo caxiense é composta pelos vereadores Marisol Santos/PSDB (presidente), Adriano Bressan/PP (vice-presidente), Renato Oliveira/PCdoB (2º vice-presidente), Felipe Gremelmaier/MDB (secretário) e Zé Dambrós/PSB (2º secretário).

Assista à sessão Solene:

 

Saiba mais sobre o 12º BPM

O 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi criado em 9 de setembro de 1974, na Rua Visconde de Pelotas, com um efetivo de 14 oficiais e 295 praças, atendendo 10 municípios da Serra Gaúcha. Em 14 de março de 1975, a unidade mudou-se para a atual sede, localizada na Rua Travessa Santa Maria, nº 900, bairro Kayser. Na mesma data, foi criado o pelotão de Polícia de Choque.

O policiamento feminino foi instalado em 6 de fevereiro de 1991, tendo sua primeira atuação na Festa Nacional da Uva. Já o canil do 12º BPM foi criado em outubro de 1994. Em 9 de setembro de 2016, o batalhão lançou o projeto “Brigada Online”, tornando-se a primeira unidade do Estado a trabalhar com cadastramento de dados digitalizados diretamente no local da ocorrência.

A instituição é estruturada por seções do Estado-Maior, sendo elas: a 1ª Cia responsável pelo policiamento nas regiões centro, leste e zona rural; a 2ª Cia tem responsabilidade nas regiões norte, oeste e sul; a 3º Cia é especializada de operações especiais, subdividida em pelotões de canil, patrulhas especiais, polícia montada e pelotão de motos (Rocam).

Ainda de acordo com o requerimento, durante meio século de atuação, o batalhão sempre priorizou por manter a ordem pública e a interação com a comunidade local, com o objetivo de aprimorar o serviço e a eficiência policial do município, por meio de patrulhamentos, atendimento de ocorrências e ações para a segurança de toda a comunidade.

Veja também a reportagem da TV Câmara Caxias:

09/09/2024 - 23:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo