Voltar para a tela anterior.
Anna Maria Pauletti Rech, conhecida como Ana Rech, poderá ser Patrona da Hotelaria Caxiense. O projeto de lei 135/2024, de autoria do Executivo, passou pela primeira discussão durante a sessão ordinária desta quinta-feira (05/09). O documento voltará para votação em sessão posterior. O PL entra em vigor na data de sua publicação.
A homenageada nasceu em 1º de outubro de 1828, no Norte da Itália. Casou-se com Osvaldo Rech, com quem teve nove filhos. A família vivia no comune de Pedavena, localizado na província de Belluno, região do Vêneto. Em 1876, após se tornar viúva, embarcou para o Brasil com seus filhos, com destino ao Rio Grande do Sul, estabelecendo-se em Caxias do Sul.
Inicialmente, Anna sustentava a família apenas com trabalho agrícola. Abriu uma casa de comércio quando percebeu que sua casa ficava no caminho frequentado por tropeiros. Após, inaugurou uma hotelaria, ao lado da loja, oferecendo abrigo aos viajantes que passavam pelo então chamado Travessão. Nos anos 1970, ela foi homenageada com a construção de uma estátua no local onde viveu durante sua estadia no país.
Além de comerciante, Anna atuou como parteira e benzedeira na região da 8ª légua da colônia de Caxias, hoje, conhecida como Ana Rech. Conforme o documento, ela era uma mulher devota e contribuiu significativamente para a construção do cemitério local, doando parte de suas terras.