Voltar para a tela anterior.
Na sessão ordinária desta terça-feira (03/09), foi discutido o Projeto de Lei nº 145/2024, contido no processo nº 186/2024, de autoria do Poder Executivo, que inclui "O Grande Espetáculo de Natal" no Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul. O texto deverá retornar para discussão e votação.
De acordo com o PL, “O Grande Espetáculo de Natal” é uma iniciativa que ocorre em Caxias do Sul desde 2016 e se consolidou como um dos principais eventos natalinos do Estado. A proposta original, idealizada pelo empresário Pedro Sehbe, visa a reviver as celebrações natalinas na cidade e fortalecer o espírito comunitário, além de valorizar o centro histórico e reforçar os laços da comunidade.
Em 2022, a direção do evento passou para a produtora cultural Cali Troian, que trouxe uma nova abordagem e padrões elevados de qualidade. Sob a nova gestão, o espetáculo tornou-se um dos maiores e mais importantes eventos natalinos da região e do Estado. A equipe renovada incorporou a integração do Grupo Tholl ao Coro Unimed, resultando em uma apresentação inovadora e emocionante.
O espetáculo, que começou com apresentações do Coro Unimed nas janelas da Casa Magnabosco, hoje atrai milhares de espectadores ao redor desse marco histórico e arquitetônico. O evento é realizado em duas noites, com acesso gratuito e medidas de acessibilidade, incluindo facilidades para pessoas com deficiência, tradução em Libras e audiodescrição.
O relator do projeto, Adriano Bressan/PP, destacou que o evento também tem um impacto econômico significativo. “Ele fortalece a cadeia produtiva da cultura e do turismo, criando, aproximadamente, 150 postos de trabalho diretos e gerando oportunidades para pequenos empreendedores, como vendedores de alimentos e bebidas. Além disso, atrai visitantes para Caxias do Sul, promovendo o consumo de bens e serviços, como transporte, hospedagem e gastronomia”, salientou.
Em 2024, “O Grande Espetáculo de Natal” será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com a direção geral de Pedro Horn Sehbe, a direção executiva de Caliandra Paniz Troian, a direção artística de João Bachilli e a direção musical de Ivan Montanha.