Voltar para a tela anterior.
O projeto de decreto legislativo (PDL) 16/2024, que visa a conceder o título de Cidadão Caxiense ao cirurgião bucomaxilofacial, César Gibrail dos Santos Moreira, passou pela primeira discussão, na Câmara Municipal, durante a sessão ordinária desta terça-feira (27/08). O documento é de autoria coletiva e chegou ao plenário subscrito por onze vereadores, sendo idealizado por Olmir Cadore/PSDB e com as assinaturas de Adriano Bressan/PP, Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Felipe Gremelmaier/MDB, Juliano Valin/PSD, Maurício Scalco/PL, Ricardo Zanchin/NOVO, Sandro Fantinel/PL, Tatiane Frizzo/PSDB e Velocino Uez/PRD. O texto deverá retornar à pauta, para a segunda discussão e votação. Essa honraria contempla pessoas natas de outras cidades, mas que adotam Caxias para viverem e prestam relevantes serviços à comunidade.
No histórico sobre o futuro homenageado, os vereadores informam que César Gibrail dos Santos Moreira, nasceu em Vacaria, no dia 4 de março de 1960. O primogênito dos quatro filhos de Adão Gabriel Moreira de Aguiar, funcionário público da Fazenda do Estado, e de Yara dos Santos Moreira, professora estadual, ajudou nos cuidados dos três irmãos. Em 1979, mudou-se para Caxias do Sul, com os objetivos de estudar para vestibulares da área da saúde.
Teve sua formação em odontologia na Universidade Federal de Pelotas de nível nota 10. Após a graduação, a especialização foi feita na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, realizando a parte prática no Hospital Souza Aguiar, o maior hospital da América Latina em poli traumas. Fez especialização em implantodontia por 3 anos em Bauru, São Paulo.
Em 1998, iniciou suas atividades na cidade de Caxias do Sul, a convite de José Carlos Bertotto, fundador e iniciante da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Trabalhou no serviço de plantões da especialidade em todos os hospitais de Caxias e no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), por 34 anos.
O cirurgião-dentista já participou em várias gestões da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). A homenagem proposta é um reconhecimento à sua contribuição à comunidade, expressa em sua dedicação como profissional da área da saúde.