Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal entrega Comenda Alberto Arioli

Augusto Cavalheiro Neto, Cesar Leandro Soares e Diego Rachelle Soccol receberam a distinção, que reconhece o trabalho de profissionais da Segurança Pública


O plenário do parlamento caxiense foi palco da outorga da Comenda Alberto Arioli, em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (09/08). Os agraciados com a distinção, que reconhece o trabalho de profissionais da Segurança Pública, foram: o delegado da Polícia Civil de Caxias do Sul, Augusto Cavalheiro Neto; o subcomandante da Guarda Municipal, Cesar Leandro Soares; e o comandante do 4º Batalhão de Polícia de Choque, major Diego Rachelle Soccol. A cerimônia foi conduzida pela presidente da Câmara, vereadora Marisol Santos/PSDB.

O vereador Alexandre Bortoluz – Bortola/PP, presidente da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social do Legislativo, se pronunciou em nome da Casa. Para ele, as homenagens aos agentes das forças de segurança devem ser prestadas em vida: “Essa Comenda ressalta o trabalho do ex-combatente caxiense Alberto Arioli, que integrou a Força Expedicionária Brasileira, a FEB, com atuação na Segunda Guerra Mundial. É uma homenagem dessa Casa Legislativa ao trabalho de todos esses homens e mulheres que fazem tanto pela segurança do nosso município e da região”, disse.

Na homenagem, os três agraciados relembraram momentos importantes de suas trajetórias. O delegado Augusto Cavalheiro Neto, que é natural de Porto Alegre, ressaltou o sentimento de acolhida e pertencimento que teve com Caxias do Sul, quando da sua chegada: “Eu já trabalhei em diversas cidades e eu não encontrei em nenhuma uma população que tivesse tanto apreço pelas forças policiais como em Caxias do Sul, então o mínimo que nós podemos fazer é retribuir com o nosso esforço diário. Eu recebo esse prêmio em nome de todos os Policiais Civis, agentes e delegados, que compõem e integram as 10 delegacias de Polícia Civil de Caxias do Sul”, destacou. Neto tem 46 anos e é o atual Diretor da 8ª Região Policial de Caxias do Sul. Além de Caxias, já atuou como delegado de polícia em Charqueadas, Lajeado, Porto Alegre, Cachoeirinha e Encantado.

O subcomandante da Guarda Municipal de Caxias do Sul, Cesar Leandro Soares, citou a importância do trabalho da corporação em prol da segurança e da preservação do patrimônio municipal: “Os principais responsáveis de eu estar aqui hoje é o efetivo da Guarda Municipal e o empenho de todos para fazer sempre o melhor para a população caxiense”, pontuou. O homenageado é bacharel em Direito e já atuou como Chefe de Seção e Fiscalização de Postos da 3ª Fração e da 4ª Fração.

Já para o comandante do 4º Batalhão de Polícia de Choque, major Diego Rachelle Soccol, receber o prêmio é um reconhecimento do Parlamento por todo o trabalho realizado pela corporação: “Temos tido números bem significativos do Batalhão frente às demais unidades e isso é fruto de um trabalho integrado das forças de segurança. Tenham certeza que continuaremos empregando esforços para conseguir diminuir cada vez mais os índices de criminalidade". Soccol é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade de Passo Fundo e em Ciências Militares, pela Academia de Polícia Militar da Brigada Militar. Tem pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, pelo Instituto Verbo Jurídico.

A vice-prefeita Paula Ioris/PSDB destacou seu envolvimento com a Segurança Pública no pronunciamento em nome do Poder Executivo Municipal: “Eu acompanho a área desde 2012 e muito me alegra ver os avanços que tivemos, tanto nos resultados quanto nas condições de trabalho. Se o crime é organizado, nós, Poder Público e Forças de Seguranças, precisamos estar cada vez mais preparados para darmos respostas”, disse. Ela ressaltou a necessidade de um trabalho contínuo na prevenção, com a realização de ações de educação para a segurança.

Esta é a primeira vez que a Comenda Alberto Arioli é conferida pela Câmara Municipal. Instituída pelo Decreto Legislativo nº 446/A, de 18 de julho de 2022, a Comenda Alberto Arioli será conferida, a cada dois anos, a três profissionais da Segurança Pública e do Exército Brasileiro que atuam no município. As indicações devem ser efetivadas até a segunda quinzena do mês de julho do ano da concessão, por meio de ofício, encaminhado à Mesa Diretora. Os currículos e as justificativas são avaliados e selecionados pelos membros da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara e, posteriormente, aprovados em plenário, pela maioria dos parlamentares.

Além da presidente da Câmara, vereadora Marisol Santos/PSDB, e do vereador Alexandre Bortoluz – Bortola/PP, presidente da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, prestigiaram a solenidade os vereadores Adriano Bressan/PP, Maurício Scalco/PL, Tatiane Frizzo/PSDB e Velocino Uez/PRD.

Devido às restrições do período eleitoral, a Sessão Solene foi gravada e será posteriormente disponibilizada na grade da TV Câmara Caxias (Canal 16 da NET/Claro) e no canal de YouTube do Parlamento.

Confira a matéria especial da TV Câmara Caxias:

09/08/2024 - 21:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a):
Redator(a): Marcelo de Gregori - CONRERP 3936

Ir para o topo