Voltar para a tela anterior.

Colunista Odinha Peregrina agora é Cidadã Emérita de Caxias do Sul

A homenagem foi concedida pela Câmara Municipal, a partir de iniciativa do vereador Lucas Diel/PRD, em cerimônia que lotou o plenário legislativo nesta quinta-feira (25/07) à noite


O título de Cidadã Emérita concedido à colunista social Odinha Peregrina nesta quinta-feira (25/07), em sessão solene no Legislativo caxiense, abraçou o coração da homenageada e também de quem foi prestigiá-la. Amigos, familiares e autoridades lotaram o plenário durante a cerimônia conduzida pela presidente da Casa, parlamentar Marisol Santos/PSDB, e que teve pronunciamento do vereador proponente da distinção, Lucas Diel/PRD.

“A Odinha é uma pessoa incrível, sensível, faz amizades com facilidades, tem capacidade de unir pessoas. É de fino trato, educada, gentil, elegante. Tem o dom de fazer todos se sentirem importantes. É daquelas pessoas que a gente gostar de estar por perto. Tem respeito, é vibrante e mostra uma alegria de viver que estimula a gente”, elogiou Diel, após detalhar o currículo da homenageada e antes de entregar a distinção.

O título de Cidadão Emérito é destinado a pessoas que nascem em Caxias do Sul e se dedicam à comunidade, a partir, por exemplo, de seu ofício ou voluntariado. No caso da proposta para concessão da honraria à Odinha partiu do vereador Lucas Diel/PRD, com assinaturas também dos parlamentares Clovis de Oliveira (Xuxa)/UNIÃO, Felipe Gremelamier/MDB, Gilfredo de Camillis/PSB, Gladis Frizzo/PP, Ricardo Zanchin/NOVO, Tatiane Frizzo/PSDB e do vereador Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS. A aprovação em plenário foi unânime.

Em meio aos aplausos da plateia, Odinha se deslocou à tribuna e lembrou de seu caminho até aqui, tanto pessoal quanto profissional. Fez questão de nomear e agradecer uma a uma as pessoas e as entidades que lhe acompanharam ou que ela acompanhou até hoje. Em especial, recordou do marido Mauro Peregrina (in memoriam), seu amor; de familiares; de profissionais que abriram espaço no colunismo social, como Paulo Gargioni (in memoriam); e da Associação Riograndense de Imprensa – Seccional Serra Gaúcha, da qual é diretora de Eventos e cujos integrantes marcaram presença na solenidade. Ao direcionar o olhar à plateia, disse que todos compõem sua história e, por isso, compartilha a conquista desta noite.

“O reconhecimento não me envaidece, mas me sustenta e incentiva a fazer cada vez melhor. Seguir em frente não é uma escolha. É uma ordem de vida e estou seguindo. Gosto de afirmar a mim mesma: existo. O gosto pela comunicação vem desde minha infância. Gostava de organizar jornaizinhos, colar cartazes nas portas e lembrar dos aniversariantes. Sempre gostei de escrever. Faz bem e me deixa feliz. Já me disseram que escrevo com o coração. Meu coração é grande e sempre terá lugar para uma boa notícia”, revela a colunista.

O prefeito Adiló Didomenico/PSDB enalteceu a trajetória da homenageada no campo da comunicação e desejou que continue com a disposição costumeira e com o jeito alegre de ser que a faz tão querida e conhecida. Tanto Odinha quanto o próprio prefeito contaram que se conhecem há anos e, no passado, Odinha vendeu arroz para Adiló, que atuou no comércio.  

Também da área da comunicação, a presidente Marisol, que é jornalista e relações-públicas de formação, saudou Odinha e salientou sua amorosidade. Na opinião de Marisol, em razão de sua entrega e atenção para com os outros, uma palavra identificaria bem a colunista: abraço.

Também na mesa de autoridades, ao lado da presidente, do prefeito e da homenageada, estiveram o segundo secretário da Mesa Diretora 2024, vereador Zé Dambrós/PSB, e a diretora de Inovação da ARI Serra Gaúcha, Marta Guerra Sfreddo, representando a presidente da entidade, a jornalista Vania Marta Espeiorin, e todos os demais integrantes.

 

SAIBA MAIS SOBRE ODINHA PEREGRINA:

- No texto que passou pela unanimidade do plenário, os autores detalham um pouco da trajetória de Odinha, com destaque ao trabalho na área da comunicação. Nascida em 27 de junho de 1946, em Caxias do Sul, Odinha é filha de Arlindo Tesser, um músico e empresário de renome na cidade, e Leonor Grippa Tesser, sendo também neta de Steffano Grippa, um dos primeiros imigrantes italianos a se estabelecer em solo caxiense.

- O começo da carreira como colunista social se deu em 1988, envolvendo 20 anos de atuação no meio digital, sendo pioneira no Brasil nessa plataforma. Publicados em diversos jornais e revistas, seus textos têm contribuído para a divulgação de boas ações e eventos sociais da comunidade caxiense.

- Além do trabalho como colunista, Odinha tem colaborado em diversas entidades, como Federação Brasileira dos Colunistas Sociais (Febracos), Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul (Acors), Associação Brasileira de Mídia Eletrônica (Abime), Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Sociais (Abraccos), e Associação Riograndense de Imprensa da Serra Gaúcha (ARI - Serra Gaúcha).

- O papel como organizadora do Congresso Nacional da Febracos em Caxias do Sul, considerado o maior evento da instituição até hoje, é um testemunho de sua capacidade de mobilização. Além disso, a participação como voluntária em várias edições da Festa da Uva e as contribuições no setor público, como assessora e chefe de gabinete, demonstram o compromisso com a comunidade.

- Odinha ainda é reconhecida pela atuação no campo social, onde trabalhou como guia de turismo e ministrou aulas no extinto Culturão. Em 2023, foi nomeada embaixadora pelo Prime Club de Porto Alegre para Caxias do Sul e Vale dos Vinhedos, destacando-se ainda mais por suas realizações.

25/07/2024 - 23:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo