Voltar para a tela anterior.

Sadi José Sartori dará nome a estrada municipal em Caxias do Sul

Vereador Rafael Bueno fez homenagem ao fundador da Vinícola Sartori, instalada na Terceira Légua


O plenário do Legislativo caxiense aprovou nesta quinta-feira (18/07) proposição do vereador Rafael Bueno/PDT que dará nome a uma estrada municipal na Terceira Légua como Sadi José Sartori, que foi fundador e proprietário da Vinícola Sartori, que fica na mesma localidade. Bueno contou a história do morador e empresário do interior e solicitou ao Poder Público Municipal que dê mais atenção ao interior, exatamente o que ocorre na estrada que teve o nome aprovado, onde falta infraestrutura. O filho de Sartori, Celso, a nora, Silvia, e a neta Débora acompanharam a aprovação em plenário e se  emocionaram com a homenagem.

Bueno destacou que Sartori Iniciou sua vida trabalhando na terra de seu pai, que morreu aos 53 anos, e sua mãe, aos 45 anos. Sadi herdou dívidas e precisou cuidar de suas três irmãs: Adélia, na época com 11 anos; Paulina, com nove anos, e Diva, com sete anos. Conheceu Lourdes Comerlatto, casou-se e constituiu uma família. Do relacionamento, nasceram três filhos, Celso, Patricia e Elizabete, e três netos.

"Sadi teve decepções em sua vida quando abriu uma empresa de ônibus que fazia a linha São Pedro da 3ª Légua a Caxias do Sul. Optando por encerrar as atividades da empresa, resolveu trabalhar no cultivo de uvas. Deu início, então, à montagem de seus parreirais em terras rochosas e montanhosas. As uvas eram vendidas inicialmente às vinícolas como: antiga Vinícola Rio Grandense, grupo Mioranza, Panizzon, Campo Largo", contou Bueno.

Em 19 de setembro de 2019, ocorreu uma intempérie, chuva de granizo, o que ocasionou prejuízo de 80% da produção. Após essa perda, resolveu ir à fábrica de pipas Lovison, onde adquiriu as pipas sem ter dinheiro, e o pagamento seria feito com a venda do vinho a granel. Posteriormente, Sadi adquiriu pipas de inox, e iniciaram juntamente com a família a produção vinícola, bem como a técnica de engarrafamento do vinho, criando a marca Sa-Far-Vi. O sonho, porém, era que o produto levasse o seu sobrenome. Foram 10 anos de trabalho, até que finalmente a marca Sartori foi registrada.

"O senhor Sadi era prestativo com toda a comunidade, uma pessoa religiosa e com muitos amigos. Faleceu em 21 de abril de 2021. Será sempre lembrado como pessoa justa e generosa, prestativa nos trabalhos comunitários, com fé inabalável e com muitos amigos aos quais sempre buscou auxiliar", finalizou.

18/07/2024 - 15:00
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo