Voltar para a tela anterior.

Lucas Diel ressalta os 200 anos da imigração alemã em sessão ordinária

Em discussão, o vereador comenta a trajetória alemã e suas relevâncias culturais para o Estado


Na sessão ordinária desta quarta-feira (17/07), o vereador Lucas Diel/PRD subiu à tribuna para celebrar os 200 anos da imigração alemã, no Brasil. Ele iniciou seu discurso agradecendo à Câmara Municipal de Caxias do Sul, pela homenagem prestada à comunidade de origem germânica.

Lucas ressaltou que o próximo dia 25 de julho marcará os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil, em 1824, na cidade de São Leopoldo. Esses pioneiros inicialmente se estabeleceram no Vale dos Sinos, expandindo-se posteriormente para outras regiões do Rio Grande do Sul, como o Vale do Taquari, a Serra Gaúcha e as Missões, além de estados vizinhos como Santa Catarina e Paraná.

O vereador destacou que aproximadamente 10% da população de Caxias do Sul e um terço da população do Estado têm ascendência germânica. Ele explicou que a imigração alemã foi incentivada por Dom Pedro I após a Independência do Brasil, com o objetivo de ocupar a região Sul do país com imigrantes europeus.

O parlamentar detalhou que os primeiros imigrantes vieram de regiões como Schleswig-Holstein, Hamburgo, Hannover e posteriormente de Hunsrück, Renânia-Palatinado, Boêmia e Pomerânia. Eles trouxeram consigo uma rica bagagem cultural, agrícola e industrial, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Estado.

A cultura comunitária dos alemães foi enfatizada pelo vereador, que destacou a construção de igrejas, escolas e praças nas novas comunidades. Ele mencionou o associativismo e o empreendedorismo como características marcantes dos imigrantes, que fundaram cooperativas, associações civis e indústrias nos setores calçadista, fumageiro, metalúrgico e agrícola.

Diel também exaltou a ordem, o capricho, alegria, a arte e a música como traços distintivos da cultura alemã. Ele lembrou que a música sempre esteve presente nas comunidades alemãs, sendo uma expressão de sociabilidade e alegria. O esporte foi outro aspecto abordado pelo vereador, que mencionou a fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense em 1903, por comerciantes alemães, e a Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), fundada em 1867.

Em seu discurso, Lucas também destacou a contribuição das empresas de origem alemã para a economia do Rio Grande do Sul, citando exemplos como a cooperativa Sicredi, Lojas Renner, Gerdau, a Kepler Weber e a Bebidas Fruki.  Ainda, mencionou o Hospital Moinhos de Vento, fundado em 1914 pela comunidade alemã em Porto Alegre, como um exemplo da duradoura contribuição dos imigrantes para a sociedade.

Diel exibiu um vídeo do cônsul-geral da Alemanha, Marc Bogdahn, que agradece a homenagem feita em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil e destaca a ajuda enviada pela Alemanha ao Rio Grande do Sul na catástrofe climática ocorrida em maio. O cônsul salientou que o vínculo da Alemanha com os gaúchos é muito forte. “Participaremos da força-tarefa e seguiremos oferecendo todo tipo de ajuda na reconstrução deste fantástico Estado”, garantiu o cônsul. Marc Bogdahn ainda destacou a parceria entre os dois países e informou  existir mais de 1,5 mil empresas alemães instaladas no Brasil e mais de 1 milhão de pessoas que falam a língua alemã em solo brasileiro, sendo o país com maior índice de descendentes germânicos fora da Alemanha.

Ao finalizar, Diel retomou a importância de preservar a cultura germânica, mencionando a fundação da Associação Cultural Germânica de Caxias do Sul. Ele afirmou que, embora os descendentes de alemães se considerem brasileiros, é crucial lembrar e valorizar a história e os costumes de seus antepassados.

Confira o resumo da sessão desta quarta-feira:

17/07/2024 - 14:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rhebekka Graminho Cardoso Dutra de Moraes

Ir para o topo