Voltar para a tela anterior.

Dia de Combate ao AVC poderá ser incluído no calendário da cidade

O projeto de lei nº 165/2023, sob a forma de substitutivo, refere-se ao impacto do acidente vascular cerebral na sociedade e passou em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira


O Dia Municipal de Combate ao Acidente Vascular Cerebral poderá fazer parte do Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul. O projeto de lei (PL) nº 165/2023, sob a forma de substitutivo, é que trata do assunto e passou pela primeira discussão durante a sessão ordinária desta terça-feira (16/07). O PL é de autoria da vereadora Rose Frigeri/PT e voltará para segunda discussão e votação em sessão posterior. Para se tornar lei, o documento fica pendente da sanção do prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

Conforme o substitutivo, a celebração deverá ocorrer anualmente, em 29 de outubro, data que é considerada como o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O PL destaca que o Brasil vem enfrentando um aumento nos casos de internação por AVC e, segundo o Ministério da Saúde, nos últimos nove anos, houve um crescimento de 38% nos casos da doença no país.

Ainda conforme o PL, a celebração da data é para aumentar a percepção da gravidade e dos altos índices de ocorrência da doença, e divulgar formas de prevenção e de redução dos casos. Também busca conscientizar a população sobre os sinais e as formas de acesso ao tratamento na fase aguda e dar suporte para os sobreviventes de AVC.

16/07/2024 - 14:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo