Voltar para a tela anterior.

Alunos do Colégio Polyuni pedem apoio para custear viagem de estudos

Grupo de estudantes obteve classificação para a segunda fase do projeto Mostra Brasileira de Foguetes que será no Rio de Janeiro


Gabriel Barreto Biasolli e Bruno Braun de Bairros, alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Polyuni,  ocuparam o espaço do acordo de lideranças, na sessão ordinária da manhã desta quinta-feira (11/07), para solicitar apoio dos vereadores e da comunidade em relação a uma viagem de estudos que desejam fazer. A Polyuni é uma escola de turno integral pertencente ao grupo Centro Universitário Uniftec.

Gabriel iniciou a manifestação e, após breve apresentação da escola, passou a palavra ao colega Bruno, que relatou como foi a participação do grupo na primeira etapa da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).

A Mostra, que faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, é destinada a estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil.

A Mobfog tem como objetivo fomentar o interesse dos alunos em física e astronomia. Também desafia os participantes a construírem e a lançarem foguetes feitos com materiais simples, como garrafas PET e canos de PVC, movidos a vinagre e bicarbonato de sódio.

Segundo o estudante, a competição promove o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a aplicação prática de conceitos científicos, incentivando a curiosidade e o engajamento dos estudantes em temas relacionados ao espaço e à tecnologia.

De acordo com Lucas, a ideia de participar foi do colega Gabriel e contaram com o apoio do professor do Laboratório de Física, Cassiano Martins. Ainda, conforme o aluno, foram horas de estudo, dedicação, pesquisa e apareceram vários imprevistos e dificuldades na execução do projeto.

A equipe é composta por sete estudantes divididos em três grupos. Após cálculos precisos e cinco tentativas, o foguete construído por eles atingiu a marca de 162 metros. Com esse feito, o grupo foi classificado para a próxima fase da Mostra, que será na cidade de Barra do Piraí, no Estado do Rio de Janeiro.

Lucas finalizou seu pronunciamento expressando o desejo de compartilhar esta conquista e pediu o apoio da Casa e da comunidade em geral para angariar fundos para custear a viagem ao Rio de Janeiro, onde o grupo terá a oportunidade de competir com escolas de todo o país e assim divulgar a cidade de Caxias do Sul. Quem desejar contribuir com os estudantes pode enviar qualquer valor para o PIX CNPJ 30131804000190 (Marli Simionato).

 

11/07/2024 - 16:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Marines Moretti Bertuol

Ir para o topo