Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno detalha luta pela implantação do Centro de Referência e Atendimento à Pessoa Idosa

Vereador pedetista usou tribuna do Legislativo para explicar os passos tomados há mais de um ano para instalar projeto junto ao Hospital Virvi Ramos


O vereador Rafael Bueno/PDT detalhou na sessão desta terça-feira (9/7) todo o encaminhamento feito há um ano para que um Centro de Referência e Atendimento à Pessoa Idosa se torne realidade em breve em Caxias do Sul, lembrando a luta de diversas entidades ligadas à causa da pessoa idosa e à área da saúde, como o Conselho da Pessoa Idosa, a Coordenadoria da Pessoa Idosa, o Hospital Virvi Ramos e a Secretaria Municipal da Saúde. Já está garantida para o centro uma emenda de R$ 300 mil entregue pela deputada federal Denise Pessôa/PT para custear as primeiras ações. A reunião mais recente ocorreu sexta-feira (5/7), entre o vereador, representantes das áreas citadas acima e conselheiros do Conselho, que começaram a encaminhar as primeiras ações para que o centro seja concretizado.

Na sua explanação, Bueno citou a primeira reunião do grupo, em 21 de junho de 2023, com a direção do Virvi Ramos, onde foram ajustados os detalhes iniciais para uma visita no Hospital Regional de Santa Maria, onde funciona um serviço semelhante e pioneiro no Estado. Uma semana depois um novo encontro foi realizado com mais representantes e definida a visita. Uma delegação caxiense liderada pelo parlamentar esteve no dia 11 de julho de 2023 no Centro de Referência de Atendimentos ao Idoso, no Centro do Estado para avaliar o local, onde uma equipe multiprofissional realiza 200 atendimentos mensais aos idosos em 15 especialidades, entre médicas e demais profissionais da saúde como fisioterapeuta, serviço social, nutricionista, farmacêutico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, educadora física, enfermagem, entre outras.

Mais três reuniões foram feitas. Uma das mais importantes ocorreu na prefeitura, onde se alinhavou e avalizou todo o processo, no último dia 28 de junho. O parlamentar reforçou que o Centro terá atendimento de saúde exclusivo para idosos no Hospital Virvi Ramos. A intenção é que o centro seja um serviço intermediário, quer dizer, não um plantão de pronto-atendimento nem um hospital para demandas de média e alta complexidades. Assim, vai cuidar de idosos que precisam de atendimento para saúde auditiva, visual, socioassistencial ou psicológico, por exemplo, serviços já existentes no Virvi Ramos.

"Estamos próximos da concretização do sonho de trazer mais qualidade de vida aos idosos de Caxias do Sul, porque muitos estão sofrendo pela falta de atendimento e pela longa espera para consultas, exames e cirurgias. Essa ideia nasceu no meu gabinete, teve participações importantes e tomou grandes proporções com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde, Coordenadoria Municipal da Pessoa Idosa e também do Conselho Municipal do Idoso. A abertura ocorrerá nos próximos meses, a partir da estruturação e adequação do Virvi Ramos", destaca Bueno, que preside a Comissão da Pessoa Idosa do Legislativo.

Bueno reforçou na sessão o que já havia divulgado em primeira mão. Em Caxias do Sul, hoje estão internados em leitos SUS 121 usuários no Hospital Geral, 46 no Hospital Pompéia e 25 no Hospital Virvi Ramos. A lista de espera por leitos é de 20 idosos na UPA Central e de 8 na UPA da Zona Norte. Atualmente, 21.042 usuários idosos aguardam a primeira consulta com especialistas médicos. Na lista de espera para exames em geriatria são 196 idosos, neurologia (826), pneumologia (59) e colonoscopia (346). 

No primeiro semestre de 2024, foram 77.830 atendimentos na UPA Central, destes 9.095 (11,8%) de idosos. Na UPA da Zona Norte, totalizaram 48.924, dos quais 5.795 (11,7%) tinham mais de 60 anos. As internações em 2023 foram 6.997 e, em 2024, 1.780 (até março).

No município, vivem 35.834 idosos homens e 47.380 mulheres, totalizando 83.214 pessoas. 

09/07/2024 - 15:49
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo