Voltar para a tela anterior.

Conjunto de Projeções Folclóricas Tio Xico comemora o Prêmio Caxias do Sul

A honraria do Legislativo caxiense foi uma indicação do vereador Juliano Valim/PSD e emocionou a coordenação do grupo ligado à empresa Agrale e a plateia presente na entrega, nesta sexta-feira (21/06)


O Prêmio Caxias do Sul chegou às mãos dos integrantes do Conjunto de Projeções Folclóricas Tio Xico, da empresa Agrale, na noite desta sexta-feira (21/06), em cerimônia promovida pelo Parlamento caxiense. A indicação da honraria partiu do vereador Juliano Valim/PSD e a cerimônia foi conduzida pela presidente da Casa, parlamentar Marisol Santos/PSDB.

Valim, que foi funcionário da Agrale por 12 anos, disse sentir orgulho de homenagear um grupo que soma quatro décadas de existência e perpetua a arte e a cultura. O vereador registrou os diversos momentos e locais onde os integrantes se apresentaram, cativando o público com suas coreografias, vestimentas e carisma.

“Uma jornada que se iniciou despretensiosa se tornou uma grande história. O que o grupo Tio Xico faz é algo nobre, passando adiante valores que nos motivam. Que sua vida seja longa e de muita prosperidade. A Agrale e o grupo Tio Xico são exemplos a qualquer país. Parabéns e viva o Grupo Tio Xico”, exaltou Valim.

Patrão do Grupo Tio Xico, Everton Tomiello se manifestou da tribuna muito emocionado. Recordou como tudo começou, em 1984, listou os precursores do conjunto, agradeceu quem o antecedeu como patrão, agradeceu à Agrale pelo apoio; à sua família, pela parceria; ao vereador Juliano e à Câmara, pela distinção; e a todos que dão sequência ao projeto. “Vocês não têm noção do quanto é difícil aqui neste momento. É emocionante. O que motiva a gente é essa gurizada. O grupo mirim do Tio Xico nasceu com o propósito primeiro de dar continuidade para a nossa história. E, depois, para minha filha dançar e ela dançou ao longo de 17 anos”, afirmou, orgulhoso o patrão Tomiello.

O diretor executivo da Agrale, Rogério Vacari, também registrou o desenvolvimento do grupo e o percurso de 62 anos da Agrale e seu destaque no ramo metalmecânico. Mencionou planejamento e renovação como palavras fundamentais para o progresso tanto de um quanto de outro. “Por que nossa empresa e nosso grupo têm longevidade? Porque têm renovação. O segredo da longevidade é a renovação”, pontuou o diretor. Vacari mencionou que o grupo nativista é um departamento do Grêmio Atlético Agrale e que tem sido duradouro porque seus jovens integrantes recebem o estímulo da família, principalmente para participarem dos ensaios, nas quartas-feiras à noite e nos domingos. “Aí está a grande diferença. Os pais apoiando e permitindo que os filhos frequentem um ambiente sadio, de cultura”, percebe Vacari.

Na presidência do Legislativo, a vereadora Marisol parabenizou o Grupo Tio Xico, pelo talento, união e perseverança. Ao seu lado na mesa de autoridades, além de Tomiello e Vacari, estiveram o presidente da Agrale, Hugo Domingos Zattera; o segundo secretário da Mesa Diretora 2024, parlamentar Zé Dambrós/PSB, que entoou uma canção nativista para os homenageados; e a secretária municipal da Cultura, Magali Quadros, representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB.  Autoridades e público se encantaram com duas danças apresentadas pelos integrantes do conjunto e por uma música nativista cantada ao final da solenidade pelos vereadores Dambrós e Marisol e que ganhou a adesão da própria plateia, que fez coro.

Neste link, a íntegra da solenidade: https://www.facebook.com/share/v/yhvcWhqP9aTRz6AX/

A história do grupo

- O Conjunto de Projeções Folclóricas Tio Xico foi fundado em 1984 por um grupo de profissionais da Agrale, inspirados a difundir as tradições gaúchas por meio da dança e da música. O nome do grupo homenageia Francisco Stedile, fundador da Agrale e ícone do empreendedorismo no Rio Grande do Sul. Desde então, o Tio Xico tem se destacado por sua paixão pela arte, incentivada e apoiada pela empresa Agrale.

- Ao longo de 40 anos, o Tio Xico tem sido sinônimo de empenho e dedicação. Além das danças tradicionais gaúchas, o grupo incorporou em seu repertório elementos folclóricos de outras regiões do Brasil e de diversos países, celebrando a miscigenação e a diversidade.

 

21/06/2024 - 23:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo