Voltar para a tela anterior.

Plenário aprova inclusão de campeonatos de laço no Calendário de Eventos de Caxias

O projeto de lei complementar 17/2024, que passou em 2º discussão nesta quinta-feira (20/06) e agora precisa da sanção do prefeito municipal para vigorar, faculta a servidores efetivos optarem pelo Regime de Trabalho Complementar (RTC) até 1º de julh


Os parlamentares acataram, por unanimidade, nesta quinta-feira (20/06), a inclusão dos Campeonatos Regionais de Laço da 25ª Região Tradicionalista – Força A e Força B no Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul. Essa possiblidade está prevista no projeto de lei (PL) 72/2024, assinado pelo prefeito Adiló Didomenico/PSDB, para quem o texto retornará para sanção ou veto.

Caso o PL for sancionado, o Campeonato Regional de Laço – Força A será realizado, anualmente, no primeiro final de semana de maio, em local a ser definido por comissão organizadora. Já o Campeonato Regional de Laço – Força B tem previsão de ocorrer um pouco antes: no último final de semana de abril, em local a ser definido por comissão organizadora.

O chefe do Executivo explica que o Campeonato Regional de Laço é a maior competição de tiro de laço da 25ª Região Tradicionalista, para a qual, cada entidade indica seus melhores laçadores. Aproximadamente, 100 entidades participam da iniciativa que reúne laçadores de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos, promovendo a prática do laço e celebrando a cultura gaúcha.

As provas dos Campeonatos Regionais de Laço acontecem em duas modalidades: Força A e Força B. Os melhores posicionados na força B sobem para a Força A, sendo que as cinco últimas colocações da Força A caem para a Força B. Tanto um quanto o outro é anual.

De acordo com Didomenico, são eventos que geram impacto significativo no turismo local, especialmente em áreas rurais e em regiões onde a cultura gaúcha é valorizada. Isso acontece porque atraem competidores, famílias e espectadores de diversos locais, muitas vezes resultando em um aumento no número de visitantes na área. “Isso impulsiona a economia local, através do aumento das vendas no comércio e em serviços de alimentação, por exemplo. Além disso, de modo geral, os campeonatos regionais de laço proporcionam uma excelente oportunidade para integração familiar, já que, muitas vezes, envolvem toda a família na participação e no apoio aos competidores. As atividades do laço promovem o espírito de união e reforçam o respeito pela tradição gaúcha”, frisa o prefeito, na exposição de motivos da matéria, que se sustenta na lei n° 8.736/2021, responsável por aprovar as Políticas Públicas e o Plano Municipal do Turismo.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O PROJETO DE LEI nº 72/2024

Vereador – Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PP Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Não Votou

ESTELA BALARDIN PT Ausente

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO PP Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PRD Sim

MARISOL SANTOS PSDB Presente

MAURÍCIO SCALCO PL Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

20/06/2024 - 10:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo