Voltar para a tela anterior.

Cruz Vermelha e três personalidades recebem do Legislativo a Medalha Mérito Comunitário 2024

O reconhecimento da Câmara Municipal se voltou ao trabalho voluntário em favor da comunidade


A Cruz Vermelha Brasileira/Caxias do Sul e três personalidades locais foram reconhecidas com a Comenda Medalha Mérito Comunitário 2024, outorgada pelo Legislativo caxiense. A concessão da honraria aconteceu em sessão solene, realizada na noite desta quarta-feira (19/06), no plenário da Casa. A honraria reconheceu Ceura Margor, Daiane da Silva Mello, Eleandro João Rezadori. Os agraciados têm se notabilizado pelo trabalho voluntário, em favor da comunidade. Na condução da cerimônia, estava a presidente da Câmara Municipal, vereadora Marisol Santos/PSDB. O coordenador de Relações Comunitárias, Flávio Fernandes, representou o prefeito Adiló Didomenico.

Coube ao vereador Adriano Bressan/PRD se pronunciar em nome do Parlamento. Para ele, os homenageados sintetizam a dedicação e o comprometimento nas atividades comunitárias e filantrópicas. “Que a entrega dessa comenda seja um estímulo para que todos se engajem em favor do bem-estar coletivo, por uma cidade mais inclusiva, justa e solidária, traduzindo-se em um futuro melhor”, bradou.

Depois de receberem as respectivas medalhas, cada um dos agraciados se dirigiu à tribuna, de onde fizeram breves agradecimentos. O presidente da Cruz Vermelha Caxias, Diego Monteiro, referiu que o órgão está completando 161 anos de presença mundial e 34 anos em solo caxiense. “É um orgulho muito grande. Cada um dos nossos voluntários doa o seu principal bem, que é o tempo, e o fazem com maestria. Desde o início das enchentes, são quase 50 dias de trabalho ininterrupto. De 130, pulamos para mais de 700 voluntários”, enfatizou.

Liderança do Bairro Pôr do Sol, Ceura Margor salientou o valor da caminhada em conjunto, sob a bênção de Deus. Eleandro João Rezadori, que é agricultor e líder no Distrito de Vila Cristina, salientou a luta pela ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil.

Ex-vereadora caxiense e líder no Bairro Fátima, Daiane Mello recordou a chegada dos avós à região, em 1952. Contou que, mediante trabalho, na abertura de ruas, obtiveram um terreno com forma de pagamento. “Desde então, começou a atuação comunitária a partir de pleitos, como ligações de água e luz. A primeira reunião para montar a AMOB foi na casa do meu avô”, lembrou. Ela ainda citou projetos sociais, como a Festa de Natal do Bairro, já na 14ª edição; campanhas de conscientização nas escolas; implantação de horta comunitária.

O presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, reiterou o papel fundamental do voluntariado para o contexto social. “O líder comunitário, muitas vezes, deixa o ambiente familiar para atender a sua comunidade”, observou.

Conheça os homenageados e as respectivas ações de destaque

CEURA MARGOR

- Líder comunitária do bairro Pôr do Sol, Ceura Margor é conhecida por ajudar o próximo e sua comunidade. Atualmente, tem se dedicado ao auxílio para angariar fundos para a construção da Capela Mortuária do bairro Pôr do Sol. O trabalho comunitário desenvolvido por Ceura se estende também aos Clubes de Mães da Zona Norte. Além disso, tenta ser a ponte entre a comunidade e o poder público, encaminhando solicitações e cobrando providências por parte do Executivo. Ainda tem desempenhado um papel fundamental na organização de eventos comunitários e campanhas de arrecadação de alimentos, beneficiando diversas famílias necessitadas.

DAIANE DA SILVA MELLO

- Daiane da Silva Mello, 37 anos, começou sua trajetória política aos 14 anos, quando a então vereadora Geni Peteffi/MDB (falecida em 2013) conheceu a menina e a convidou para fazer parte da juventude do Movimento Democrático Brasileiro. Desde então, a ex-legisladora que assumiu como suplente entre os anos de 2015 e 2016 não parou de trabalhar pela causa popular. Foi em 2012 que concorreu pela primeira vez à Câmara Municipal e somou 2.180 votos. A parlamentar assumiu a posição em 2015, quando substituiu o vereador Felipe Gremelmaier/MDB, que se licenciou da Casa para assumir a Secretaria de Governo. Em 2016 e em 2020, tentou, novamente, um posto no Parlamento municipal, mas não obteve votação suficiente. Daiane já atuou como coordenadora do Grupo de Jovens Fátima em Foco (do bairro Fátima, em Caxias do Sul), assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Gestão e Finanças (janeiro de 2009 a janeiro de 2011), coordenadora da Região Fátima pelo Orçamento Comunitário do município (janeiro de 2011 a junho de 2012) e diretora da Unidade de Arte e Cultura Popular da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). Também esteve sob sua responsabilidade a direção da Estação Cidadania - Cultura, no bairro Cidade Nova.

ELEANDRO JOÃO REZADORI

- Agricultor e líder comunitário do distrito de Vila Cristina, Eleandro João Rezadori é responsável por diversas promoções na comunidade, como almoços, jantares, bailes e demais ações. Recentemente, abraçou a luta pela ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, promovendo uma série de eventos beneficentes em prol da instituição. Além disso, exerce liderança junto à Feira do Agricultor e ao Ponto de Safra, ampliando a participação na defesa dos interesses da população caxiense.

CRUZ VERMELHA BRASILEIRA - FILIAL CAXIAS DO SUL

- A Cruz Vermelha Brasileira - Filial do Município de Caxias do Sul foi fundada em 4 de junho de 2007, com atividades ligadas ao centro de assistência psicossocial, assistência e atividades no atendimento de pessoas em situações vulneráveis, e relevantes serviços prestados à sociedade. Mais recentemente, tem desempenhado acentuado atendimento à população atingida pela enchente ocorrida no Rio Grande do Sul.

19/06/2024 - 22:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo