Voltar para a tela anterior.

Dificuldades na saúde pública de Caxias é tema do grande expediente do vereador Lucas Caregnato

O parlamentar contou que recebeu uma denúncia informando que a UBS do Século XX está com a falta do medicamento Gliclazida, para diabetes


O vereador Lucas Caregnato/PT utilizou o espaço do grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (19/06), para repercutir as dificuldades enfrentadas na saúde pública do município. Conforme o petista, ele recebeu, via WhatsApp, uma denúncia informando que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Século XX está com a falta do medicamento Gliclazida, utilizado para diabetes.

O parlamentar destacou que a falta da medicação pode ocasionar complicações nos pés, nos olhos, nos rins, no coração e nos dentes da população que ficar sem o uso prescrito. Contou que a pessoa que realizou a denúncia foi indicada para que procurasse e registrasse uma reclamação, junto à ouvidoria da Prefeitura.

Conforme Lucas, a resposta da ouvidoria foi esta: “informamos que o medicamento Gliclazida é fornecido nas farmácias regionais e nas UBSs. O estoque do fármaco se esgotou em março de 2024. A Secretaria Municipal de Saúde possui contrato com uma empresa fornecedora, porém está com atraso de entrega. Sugerimos ao usuário que entre em contrato com a UBS nas próximas semanas, a fim de verificar se o estoque do item foi restabelecido”, contou.

Ele frisou que entrou em contato com as principais redes farmacêuticas de Caxias para saber se, nelas, havia a mencionada medicação. O petista reforçou que o problema está na atual gestão, que não conseguiu resolver a questão de estoque.

19/06/2024 - 16:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo