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Secretário de Trânsito presta contas aos vereadores sobre o Aeroporto Hugo Cantergiani

Alfonso Willenbring Júnior espera consolidar novas operações em até 90 dias


As mudanças no funcionamento do Aeroporto Hugo Cantergiani, no contexto posterior às enxurradas de maio passado, motivaram uma vinda do secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, à sessão ordinária desta quarta-feira (19/06). Em plenário, ele se manifestou em tom de prestação de contas aos vereadores. Tratou de investimentos, novas operações e panorama estadual da aviação.

De acordo com o secretário, a partir do fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, prejudicado pela enchente e com previsão de retorno de atividades só para dezembro deste ano, mudou a realidade aeroportuária local. Além do anúncio de ontem do governador Eduardo Leite, de R$ 14 milhões para intervenção na pista de pouso e decolagem e no terminal de passageiros do Hugo Cantergiani, o chefe da pasta lembrou que o orçamento municipal deste ano dispõe de R$ 5,7 milhões para aplicação na unidade aérea.

Mesmo ao admitir a dificuldade da fixação de prazos, o secretário estimou até 90 dias para concluir a ampliação da pista e do terminal de passageiros. “Já se iniciou o processo burocrático, incluindo licitações. Também se intensificou a interlocução com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, contou.

Alfonso informou que, hoje, o Hugo Cantergiani opera seis voos comerciais diários e possui autorização para chegar a 12. “Não é possível ampliar porque o período noturno está reservado para as intervenções na pista e no terminal. Mas, já é discutida, junto à Anac, uma liberação para até 24 voos ao dia”, explicou.

O chefe da pasta sustentou que o aeroporto caxiense assumirá operações permanentes, e não alternativas. Segundo ele, muitas pessoas não mais irão a Porto Alegre. Citou que é trabalhada a hipótese de garantir voos de ida e volta, no mesmo dia, no eixo Caxias-São Paulo.

Conforme Alfonso, a urgência dos fatos levou a uma antecipação de procedimentos, os quais incluíram o Precision Approach Path Indicator (PAPI), utilizado para aproximação de voos em dias de chuva e neblina a altitudes de até 30 metros, além de instrumentos de iluminação de pista. Os dois PAPIs irão para as duas cabeceiras da pista.

19/06/2024 - 15:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

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