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As mudanças no funcionamento do Aeroporto Hugo Cantergiani, no contexto posterior às enxurradas de maio passado, motivaram uma vinda do secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, à sessão ordinária desta quarta-feira (19/06). Em plenário, ele se manifestou em tom de prestação de contas aos vereadores. Tratou de investimentos, novas operações e panorama estadual da aviação.
De acordo com o secretário, a partir do fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, prejudicado pela enchente e com previsão de retorno de atividades só para dezembro deste ano, mudou a realidade aeroportuária local. Além do anúncio de ontem do governador Eduardo Leite, de R$ 14 milhões para intervenção na pista de pouso e decolagem e no terminal de passageiros do Hugo Cantergiani, o chefe da pasta lembrou que o orçamento municipal deste ano dispõe de R$ 5,7 milhões para aplicação na unidade aérea.
Mesmo ao admitir a dificuldade da fixação de prazos, o secretário estimou até 90 dias para concluir a ampliação da pista e do terminal de passageiros. “Já se iniciou o processo burocrático, incluindo licitações. Também se intensificou a interlocução com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, contou.
Alfonso informou que, hoje, o Hugo Cantergiani opera seis voos comerciais diários e possui autorização para chegar a 12. “Não é possível ampliar porque o período noturno está reservado para as intervenções na pista e no terminal. Mas, já é discutida, junto à Anac, uma liberação para até 24 voos ao dia”, explicou.
O chefe da pasta sustentou que o aeroporto caxiense assumirá operações permanentes, e não alternativas. Segundo ele, muitas pessoas não mais irão a Porto Alegre. Citou que é trabalhada a hipótese de garantir voos de ida e volta, no mesmo dia, no eixo Caxias-São Paulo.
Conforme Alfonso, a urgência dos fatos levou a uma antecipação de procedimentos, os quais incluíram o Precision Approach Path Indicator (PAPI), utilizado para aproximação de voos em dias de chuva e neblina a altitudes de até 30 metros, além de instrumentos de iluminação de pista. Os dois PAPIs irão para as duas cabeceiras da pista.