Voltar para a tela anterior.

Melodias embalam homenagem do Legislativo pelos 134 anos de Caxias do Sul

Músico e Cidadão Caxiense Samuel Sodré e integrantes da Associação Criança Feliz cantaram para a cidade e atraíram o olhar dos vereadores e da comunidade presente no plenário


Uma canção feita pelo músico Samuel Sodré para a cidade sob o título “Caxias, um encanto” e o talento dos estudantes que frequentam a Associação Criança Feliz iluminaram a homenagem que o Parlamento preparou, nesta quarta-feira (19/06), em reverência aos 134 anos de emancipação, a serem lembrados nesta quinta-feira (20/06). Em sintonia com esse propósito, estiveram também os discursos feitos da tribuna pela presidente do Legislativo, vereadora Marisol Santos/PSDB, que conduziu a sessão, e pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico/PSDB.

“Quanto temos a celebrar... Caxias é cidade pujante, que cresce a cada dia, uma cidade que abraça, que acolhe, que recebe pessoas de tantos lugares, como bem disse, cantando, nosso Cidadão Caxiense, músico, compositor e amigo Samuel Sodré. Viva, Caxias do Sul que abraça os filhos que aqui nasceram e os que a adotaram de coração!”, vibrou Marisol, mencionando ela mesma, o próprio Sodré,  e os demais integrantes de sua família, todos nascidos em outras cidades e que foram bem recebidos em solo caxiense.

Em seu pronunciamento, o prefeito Adiló considerou Caxias do Sul um município jovem, próspero e muito solidário. Mencionou obras e melhorias que estão sendo feitas nas diferentes regiões da cidade e lembrou das dificuldades recentes enfrentadas por causa das enchentes. Exaltou a imensa solidariedade e o voluntariado que tomaram conta das pessoas e agradeceu a todos que ajudaram de um jeito ou outro quem foi vítima ou ficou desabrigado por causa das fortes chuvas, citando moradores do interior que tentam se reerguer e retomar a produção agrícola. “A solidariedade que abraça reconstrói caminhos. Que nunca se perca esse sentimento de humanidade e amor ao próximo”, desejou o chefe do Executivo, parabenizando as pessoas que fazem o município acontecer.

Anualmente, durante a Semana de Caxias, a Câmara enaltece o aniversário da cidade, lembrando o dia 20 de junho de 1890 como a data em que o município se desligou de São Sebastião do Caí. Além do 134º ano de emancipação política, neste mês, são comemorados os 114 anos da elevação de Caxias do Sul à categoria de cidade, que ocorreu em 1º de junho de 1910, com a chegada do trem.

Em comemoração a tais feitos, a Câmara convidou para uma apresentação integrantes da Associação Criança Feliz. Eles mostraram um pouco do resultado das oficinas de violino, violão e flauta doce, dentro do Projeto Melodias de Esperança – Transformando Vidas Através da Música, coordenado por Eliane Ruaro, e que conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Duas canções deixaram a plateia emocionada e a presidente da Câmara, Marisol Santos/PSDB, encerrou a cerimônia em tom de agradecimento e elogios aos pequenos e talentosos músicos da entidade, que fica localizada no bairro Fátima Baixo, zona Norte.

 

A emancipação

- Em 1890, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias já possuía 38 casas comerciais, 120 pequenas indústrias e 16 mil habitantes. Queriam melhorias de infraestrutura e independência. A emancipação da condição de colônia da Coroa Imperial Brasileira para distrito de São Sebastião do Caí, em 1884, não havia melhorado as condições da população. Além dos problemas de escoamento da produção, os colonos continuavam pagando suas dívidas à Comissão de Terras e, como distrito de São Sebastião do Caí, também pagavam imposto sobre a propriedade. Insatisfeitos com a situação, comerciantes se organizaram e reivindicaram a emancipação junto ao governo estadual.

- Em ofício de 1º de maio de 1890 direcionado ao governador do Estado, a Junta Municipal de São Sebastião do Caí posicionou-se favorável à emancipação. Assim, em 20 de junho de 1890, pelo Ato Estadual nº 257, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias foi elevada à categoria de município, sendo denominada Vila de Santa Teresa de Caxias. A emancipação foi comemorada com festejos por três dias, inauguração dos sinos da Catedral Diocesana e uma exposição de produtos coloniais.

Fonte: livro Palavra e Poder: 120 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul

19/06/2024 - 13:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo