Voltar para a tela anterior.

Vereadores estudam incluir campeonatos de laço no Calendário de Caxias

Protocolada na Casa pelo Executivo, a proposta passou em primeira discussão nesta terça-feira (18/06) e voltará a plenário para apreciação final


Os parlamentares analisam, nesta semana, a inclusão dos Campeonatos Regionais de Laço da 25ª Região Tradicionalista – Força A e Força B no Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul. Essa possiblidade está prevista no projeto de lei (PL) 72/2024, assinado pelo prefeito Adiló Didomenico/PSDB. O texto foi apreciado em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira (18/06) e retornará a plenário para votação final.

Caso o PL virar lei, o Campeonato Regional de Laço – Força A será realizado, anualmente, no primeiro final de semana de maio, em local a ser definido por comissão organizadora. Já o Campeonato Regional de Laço – Força B tem previsão de ocorrer um pouco antes: no último final de semana de abril, em local a ser definido por comissão organizadora.

O chefe do Executivo explica que o Campeonato Regional de Laço é a maior competição de tiro de laço da 25ª Região Tradicionalista, para a qual, cada entidade indica seus melhores laçadores. Aproximadamente, 100 entidades participam da iniciativa que reúne laçadores de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos, promovendo a prática do laço e celebrando a cultura gaúcha.

As provas dos Campeonatos Regionais de Laço acontecem em duas modalidades: Força A e Força B. Os melhores posicionados na força B sobem para a Força A, sendo que as cinco últimas colocações da Força A caem para a Força B. Tanto um quanto o outro é anual.

De acordo com Didomenico, são eventos que geram impacto significativo no turismo local, especialmente em áreas rurais e em regiões onde a cultura gaúcha é valorizada. Isso acontece porque atraem competidores, famílias e espectadores de diversos locais, muitas vezes resultando em um aumento no número de visitantes na área. “Isso impulsiona a economia local, através do aumento das vendas no comércio e em serviços de alimentação, por exemplo. Além disso, de modo geral, os campeonatos regionais de laço proporcionam uma excelente oportunidade para integração familiar, já que, muitas vezes, envolvem toda a família na participação e no apoio aos competidores. As atividades do laço promovem o espírito de união e reforçam o respeito pela tradição gaúcha”, frisa o prefeito, na exposição de motivos da matéria, que se sustenta na lei n° 8.736/2021, responsável por aprovar as Políticas Públicas e o Plano Municipal do Turismo.

18/06/2024 - 22:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo