Voltar para a tela anterior.

Troféu Mulher Cidadã do Legislativo caxiense será entregue a seis personalidades

A concessão da honraria acontece às 19h da próxima terça-feira, em sessão solene, no plenário da Câmara Municipal


Com o intuito de valorizar as mulheres que prestam serviço relevante para a comunidade caxiense, a Câmara Municipal, em parceria com o Conselho de Direitos da Mulher (COMDIM), reconhece a trajetória de seis mulheres de Caxias do Sul com o Troféu Mulher Cidadã. A honraria será entregue na próxima terça-feira (18/06), às 19h, em sessão solene aberta à comunidade, na Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti, o plenário. Também será possível acompanhar o evento por meio das redes sociais da Casa (Facebook e YouTube).

A distinção é concedida a cada dois anos, em sessão solene alusiva ao Dia da Mulher caxiense, celebrado em 11 de maio. Enaltece as mulheres que se destacaram na sociedade local. Essa data lembra o aniversário da primeira mulher a ser eleita vereadora na cidade: Ester Troian Benvenutti. Neste ano de 2024, a entrega da honraria foi realocada para o mês de junho, devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, no último mês de maio.

As seis categorias que receberão o troféu são: atividade comunitária; educação; defesa dos direitos e combate à violência contra a mulher; saúde; promoção da participação politica; profissionalização e emprego.

 

CONHEÇA AS MULHERES QUE SERÃO AGRACIADAS COM A HONRARIA:

 

Saúde: Maria Ignez Estades Bertelli, natural de Porto Alegre, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1983) e especializou-se em Pediatria e Epidemiologia. Trabalhou em UTIs neonatais e pediátricas e foi professora na Universidade de Caxias do Sul. Atuou como médica pediatra no Hospital Geral de Caxias do Sul e foi presidente do Departamento de Pediatria da Associação Médica de Caxias do Sul. Desde 1997, trabalhou na Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Caxias do Sul até 2021, contribuindo significativamente para a municipalização da saúde. Também manteve um consultório pediátrico privado.

 

Promoção da participação política: Olga Neri de Campos Lima, licenciada em Letras com pós-graduação, leciona desde 1985. Com experiência em educação privada (35 anos) e pública (30 anos), ensinou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Comprometida com a educação humanizadora e os direitos dos professores, integrou as diretorias do Sinpro Caxias e Sindiserv e participou do Coletivo de Mulheres de Movimentos Sociais do Programa Maravilha.

 

Profissionalização e emprego: Roselaine dos Santos é estilista e modelista formada pela UCS em 2006, com MBA em Gerenciamento Empresarial pela UNIFTEC em 2012. Trabalha no segmento de moda desde 1999, quando iniciou sua trajetória acadêmica e profissional. Apaixonada por modelagem, começou na moda com um curso no SENAI JOSÉ GAZOLA. Após trabalhar em diversas marcas e ter sua própria confecção de moda infantil, Roselaine realiza seus sonhos através do Rose Santos Atelier. Em 2021, lançou o projeto filantrópico Costurando Horizontes, ensinando corte e costura em parceria com Urban Class e Instituto Rosa Del Este, empoderando mulheres através do aprendizado.

 

Defesa dos direitos e combate a violência contra a mulher: Maria Elaene Tubino se formou em Psicologia pela UNISINOS em 1986, atua como Psicóloga Judiciária desde 1997 na Comarca de Caxias do Sul, RS. Trabalhou no Juizado da Infância e da Juventude até 2014 e, desde então, no Juizado da Violência Doméstica, coordenando o Projeto HORA e realizando entrevistas psicológicas de risco. É professora de Psicologia, com experiência na FSG, e Psicóloga Clínica com formação em Psicologia Transpessoal desde 2008

 

Educação: Laurinha Schmitt de Oliveira, natural de Coronel Bicaco e residente em Caxias do Sul, é graduada em Letras pela Unijuí/RS e pós-graduada em Psicopedagogia. Começou sua carreira no magistério em 1980, na rede municipal de Coronel Bicaco. Em 1989, ingressou no Magistério Público Estadual do RS, lecionando Língua Portuguesa e Literatura. Em Caxias do Sul, atuou no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, desenvolvendo projetos de leitura e metodologias inovadoras. Seus projetos, focados na formação de leitores críticos, foram premiados em eventos científicos.

 

Atividade comunitária: Jocemar Conceição Barbosa, conhecida como "Joce", é uma figura marcante no movimento comunitário de Caxias do Sul. Filha de imigrantes vacarienses, aprendeu com os pais a importância da luta por melhorias no bairro Sagrada Família. Atuou na UAB e CONAM, e é ativa em causas sociais, de direitos dos trabalhadores e diversidade, passando esses valores para sua filha Júlia Inaê Barbosa.

 

SOBRE O PRÊMIO

As indicações: a cada dois anos, a partir de sugestões de entidades e da comunidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) indica para a Mesa Diretora da Câmara as futuras agraciadas. Em seguida, um requerimento é submetido para apreciação e votação dos vereadores, em plenário.

Quem pode indicar: qualquer entidade, governamental ou não, de âmbito municipal, que desenvolva atividades relacionadas à promoção e à valorização da mulher, pode indicar ao conselho uma candidata ao troféu.

Quando surgiu: em 2004, por meio de decreto legislativo, as ex-vereadoras Ana Corso e Geni Peteffi idealizaram o prêmio, que passou a ser entregue em 2005.

14/06/2024 - 17:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Com o intuito de valorizar as mulheres que prestam serviço relevante para a comunidade caxiense, a Câmara Municipal, em parceria com o Conselho de Direitos da Mulher (COMDIM), reconhece a trajetória de seis mulheres de Caxias do Sul com o Troféu Mulher Ci

Com o intuito de valorizar as mulheres que prestam serviço relevante para a comunidade caxiense, a Câmara Municipal, em parceria com o Conselho de Direitos da Mulher (COMDIM), reconhece a trajetória de seis mulheres de Caxias do Sul com o Troféu Mulher Ci

Crédito: Liandra de Souza/Câmara Caxias


Últimas Notícias

Plenário aprova inclusão de campeonatos de laço no Calendário de Eventos de Caxias


Possibilidade de adesão ao RTC recebe concordância dos vereadores caxienses


Síndrome de Dravet ganha espaço na tribuna do Legislativo caxiense


Clóvis Xuxa destaca o projeto Bairro Limpo após fortes chuvas de maio


Imagens da 443ª Sessão Ordinária - XVIII Legislatura


Ir para o topo