Voltar para a tela anterior.

Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa realiza visita ao Recanto da Compaixão

Complexo que está em funcionamento desde abril deste ano recebeu comitiva de parlamentares na tarde desta quinta-feira (13/06)


A convite do presidente da Associação Mão Amiga, Frei Jaime Bettega, a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), junto da presidente da Câmara Municipal, vereadora Marisol Santos/PSDB, visitou as instalações do Recanto da Compaixão Frei Salvador, na tarde desta quinta-feira (13/06). Os parlamentares foram recebidos pela arquiteta responsável pela obra, Vivian Biazus; por Gilson Menegol, coordenador do espaço; e pela psicóloga Angelista Granja.

O local conta com 48 moradores entre 64 e 105 anos, que ocupam o espaço térreo do prédio e convivem em uma minicidade, com serviços de alimentação, recreação e atividades lúdicas, além de receberem cuidados especiais, nutrição adequada e acompanhamento profissional em tempo integral. Vivian destaca que o maior desafio do espaço é fortalecer os vínculos: “Com as visitas diárias, temos uma grande circulação de familiares, o que torna o espaço mais aconchegante e acolhedor, e é essa qualidade de vida que buscamos para os moradores”.

Os outros três andares inferiores continuam em ritmo acelerado de obras e, havendo recursos, a previsão é que estejam concluídas em até 45 dias, encerrando toda a etapa de ampliação do antigo prédio do INSS. Segundo a arquiteta, ainda é necessário cerca de R$ 1,8 milhão em investimentos na infraestrutura.

O enfermeiro responsável técnico pelo Recanto, Júlio César da Silva, salientou que a estrutura da equipe de saúde da Casa é exemplar, sendo referência para outras Instituições de Longa Permanência para Idosos do país: “Nosso quadro hoje conta com 19 profissionais de saúde envolvidos, sendo quatro enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e 10 cuidadores, além de nove médicos voluntários que atendem no Recanto de duas a três vezes por semana”.

Para Gilson Menegol, coordenador das operações do Recanto da Compaixão, um dos focos é valorizar a individualidade ao mesmo tempo em que se desenvolve o convívio. “Notamos uma mudança no perfil do público, pois imaginávamos que teríamos um público em extrema pobreza, mas acabamos encontrando a demanda de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, precisando de afeto, carinho, atenção e trocas de experiências”, pontuou.

Rafael Bueno/PDT, presidente da CDPI, destacou que o Recanto da Compaixão é fruto do árduo trabalho de muitas mãos: “Acompanhei a obra desde o início e vimos tudo tomando forma. Agora, como presidente da Comissão da Pessoa Idosa do Legislativo, ver os atendimentos acontecendo é uma grande conquista, pois mais de 60% da obra vêm de recursos da comunidade e de doações”.

Para Marisol Santos/PSDB, presidente do Legislativo, a reforma do espaço e a entrega do Recanto da Compaixão para a comunidade merecem ser celebradas: “Esse espaço estava abandonado por muitos anos e hoje vemos aqui um espaço de acolhimento e isso enche nosso coração de esperança, pois as pessoas idosas merecem todo carinho e dignidade. Essa ampliação dos serviços mostra o quanto a atenção a essa população é importante para a cidade”.

O local conta com equipe funcional formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem, cuidadores, nutricionista, psicólogo, administrativo, cozinheiros e limpeza. Também participaram da visita os vereadores Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Clóvis de Oliveira/UNIÃO e Gladis Frizzo/PP.

13/06/2024 - 17:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Marcelo de Gregori - CONRERP 3936

Ir para o topo