Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno denuncia descaso com agentes de endemias do município

Vereador destaca que trabalho vem sendo prejudicado em razão de falta de equipamentos de proteção


O vereador Rafael Bueno/PDT denunciou na tribuna do Legislativo nesta quinta-feira (13/06) descaso por parte do município em relação aos agentes de endemias. Segundo ele, eles deveriam receber um auxílio complementar, como se fosse um 14º salário, para que pudessem comprar equipamentos de proteção individual (EPIs), o que não estaria ocorrendo há mai de três anos, conforme informações recebidas.

"São pessoas que valorizo muito, porque caminham pelas ruas da cidade, no interior, nas periferias, correm até certos riscos, e que merecem o nosso respeito. Eles fazem o trabalho essencial, na atuação primária, para evitar a proliferação de doenças junto às comunidades", comentou o pedetista.

Porém, destacou que o auxílio federal está chegando à prefeitura mas não está sendo repassado, então os profissionais ficam sem condições de comprar botas, coletes, protetor solar, ter a mínima estrutura para trabalhar.

"Há mais de três anos esses profissionais, que chegam a cerca de 90 pessoas, não recebem a substituição dos seus EPIs. É colete rasgado, é bota furada, entre outras situações, então, eles não têm o mínimo. Darei um prazo de 20 dias para que o município tome alguma atitude, caso contrário, farei uma denúncia ao Ministério Público."

Bueno ressalta que no dia de 17 maio foram nomeados 25 agentes de endemias, e uma semana depois mais três, mas eles estão sentados sem poder trabalhar.

"Não estão parados porque querem, mas porque não tem os EPIs. E a solução, pasmem, tem sido se emprestarem os equipamentos, como botas. É uma falta de respeito com o dinheiro público, primeiramente, porque foram chamados para trabalhar. E, segundo, não dão estrutura mínima para quem está há mais de três anos sem a troca de EPIs. Isso que o governo federal tem repassado as verbas, mas que ficam represadas nos cofres públicos. Peço que tenham atenção a isso, porque estamos vivendo um momento caótico, com doenças, endemias se espalhando, principalmente a dengue."

13/06/2024 - 13:30
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo