Voltar para a tela anterior.

Vereadores discutem declaração de utilidade pública para a Associação dos Rotarianos do Distrito 4700

A proposta partiu do vereador Lucas Diel e deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação


A declaração de utilidade pública para a Associação dos Rotarianos do Distrito 4700 foi discutida na sessão ordinária desta terça-feira (14/05). A medida consta do projeto de lei 70/2024, assinado pelo vereador Lucas Diel/PRD. A titulação consiste em exigência legal, para a agremiação poder participar de inúmeros projetos, como parcerias de órgãos públicos municipais, institutos e fundações. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.

Conforme a proposição, o Rotary International é uma associação de clubes de serviços, cujo objetivo declarado é unir voluntários, a fim de prestar serviços humanitários, promover valores éticos e a paz, em nível internacional. No mundo, são mais de 37 mil clubes Rotary, que agregam em torno de 1,120 milhão de membros, chamados rotarianos.

A fundação do primeiro Rotary Club aconteceu na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1.905. À frente do ato inaugural, estavam o advogado Paul Harris e três homens de negócios: Gustav Loehr (engenheiro de minas), Hiran Shorey (alfaiate) e Silvester Schiele (comerciante de carvão).

Em Caxias do Sul, são seis clubes existentes: RC Ana Rech, RC Caxias, RC Cinquentenário, RC Imigrante, RC Pérola das Colônias e a Casa da Amizade. Os clubes são representados pela Sorcasul, a Associação dos Rotarianos de Caxias do Sul. Para os jovens, existem os clubes chamados Rotaracts. Para as crianças, os Interacts.

O Rotary promove, através de seus clubes, projetos sociais para ajudar a comunidade, como as campanhas de vacinação, focadas na erradicação da Pólio. Outras bandeiras se voltam à preservação da água e do meio ambiente.

14/05/2024 - 17:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo