Voltar para a tela anterior.

Vereadores acolhem moção de apoio a novo traçado para estrada de Tunas Altas

O percurso solicitado ligará o futuro Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, ao município vizinho de Gramado


A unanimidade do plenário caxiense acolheu, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (18/04), a moção de apoio (MC 10/2024) ao novo traçado da Estrada de Tunas Altas que ligará o Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul/RS, ao município vizinho de Gramado/RS. O texto foi mobilizado pelo vereador Adriano Bressan/PP, em conjunto com os  parlamentares Alexandre Bortoluz/PP, Gladis Frizzo/PP, Lucas Diel/PRD, Maurício Scalco/PL, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Zanchin/NOVO e Sandro Fantinel/PL. Diante da aprovação, cópia da moção será remetida às seguintes autoridades: prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico/PSDB; secretária municipal de Planejamento, Margarete Bender; diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino da Silva; deputados estaduais Carlos Búrigo/MDB, Pepe Vargas/PT, Claudio Branchieri/PODEMOS e Neri O Carteiro/PSDB; e ao governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite/PSDB.

No texto, os autores ressaltam que o objetivo é demonstrar ao poder público de Caxias do Sul e do Estado do Rio Grande do Sul a viabilidade econômica e turística do percurso. Também buscam realçar o potencial turístico e econômico das propriedades por onde passará a via, além de demonstrar o maior custo benefício de sua construção. Os vereadores explicam que, diferentemente do projeto atual, no qual o traçado passa primeiro pela comunidade de Santa Cruz antes de chegar à estrada da nova ponte de Tunas Altas, onde a maioria das estradas é estreita e rodeada por mata nativa típica da região, a qual poderá sofre impacto ambiental severo com eventual alargamento pelas máquinas, o novo traçado passa por estradas largas e de produtores rurais que respeitam os limites de vias do município, não necessitando de indenizações e demandando poucas intervenções no seu curso.

Os parlamentares argumentam, ainda, que o novo traçado tem maior viabilidade estrutural, sendo mais curto e se mostrando economicamente viável. Passará em meio à região rural das comunidades de Tunas Altas e Flor do Campo, favorecendo o desenvolvimento econômico e turístico local. “Os turistas terão contato com paisagens constituídas por pomares e construções típicas da colonização italiana. A região possui um denso potencial turístico, estando preparada para receber os interessados em conhecer melhor a comunidade e suas belezas naturais”, frisam, listando diversas outras vantagens desse caminho.

Durante a discussão da matéria, Bressan informou que os moradores estão mobilizados pelo novo traçado. Já vieram à Câmara e ele próprio, junto com outros vereadores, participou de um encontro em Tunas Altas, e as famílias reafirmaram a solicitação. O progressista, posteriormente, conferiu o percurso in loco. Assim, sugeriu buscar recursos por meio de emendas parlamentares para a comunidade ter o asfalto ligando Caxias a Gramado e a outras cidades subsequentes, caso a nova proposta for aceita.

O vereador também agradeceu pela presença de dois moradores em plenário (Josiele e José Alves) e defendeu que o novo percurso ajudará a gerar mais renda e sustento a quem vive no campo.

Na opinião da parlamentar Tatiane Frizzo/PSDB, a comunidade reivindica o que quem mora no interior deseja: asfalto e desenvolvimento. A líder de governo disse que foi feito estudo técnico e o novo traçado atende melhor ao propósito do futuro aeroporto. O parlamentar Clóvis Xuxa/UNIÃO disse que, com o aeroporto, Vila Oliva vai crescer muito, inclusive em relação ao turismo. Parabenizou as lideranças locais pelo envolvimento.

Segundo o vereador Sandro Fantinel/PL, a decisão final a respeito do novo traçado é do Estado, mas os legisladores podem colaborar pressionando o governo estadual. No caso de verbas para o asfaltamento, o liberal acredita que poderá vir de emendas parlamentares. Ao declarar o voto, o também liberal Maurício Scalco considerou a estrada necessária, principalmente, para o escoamento da produção.

Favorável à moção, o legislador Lucas Diel/PRD também esteve na localidade. Lembrou que passou um pouco da infância na região, em visita a parentes, e realçou a potencialidade das belezas naturais. Vice-líder de governo, o republicano Elisandro Fiuza avalia como atrativo turístico o cenário da localidade e elogiou a disposição dos moradores. Para o progressista Alexandre Bortoluz, se o novo traçado é mais curto e contempla a população, a Casa está a favor. De acordo com o tucano Olmir Cadore, os moradores merecem uma estrada com asfalto e com estrutura adequada. A vereadora Rose Frigeri/PT informou que a bancada do PT vota com a moção, tendo em vista que o impacto ambiental será menor no novo desenho da via, além de configurar um anseio comunitário.  

Deliberação SOBRE MOÇÃO nº 10/2024

Vereador -  Partido -  Voto

ADRIANO BRESSAN PP Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO PP Ausente

JEMERSON HOFFMANN PSB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PRD Sim

MARISOL SANTOS PSDB Presente

MAURÍCIO SCALCO PL Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim

18/04/2024 - 17:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo