Voltar para a tela anterior.

Corina Meletti entra para a Galeria de Vereadoras

Em solenidade no Legislativo caxiense, no início da tarde desta sexta-feira (22/03), a segunda suplente do PRD se tornou a 20ª mulher parlamentar a ter retrato descerrado na Casa


Corina Libera Pivotto Meletti, 85 anos, tornou-se a 20ª mulher a entrar para a Galeria de Vereadoras da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Em solenidade, no início da tarde desta sexta-feira (22/03), no hall da Presidência, ela teve o seu retrato descerrado. Prestigiaram o ato familiares, amigos e autoridades.

A presidente do Legislativo caxiense, vereadora Marisol Santos/PSDB, enalteceu a valor das mulheres na política e lembrou do dia em que viu a própria foto na Galeria de Vereadoras. Segundo ela, não tinha ideia da importância do momento, que é histórico para a trajetória feminina na Casa. A presidente agradeceu a passagem de Corina pelo Parlamento. “Sua presença aqui fez muita diferença. Somos privilegiados por ter tido a oportunidade de viver momentos ao lado da senhora. A gente agradece por tua força, tua garra”, enfatizou Marisol.

Visivelmente emocionada, Corina conseguiu expressar algumas poucas palavras. No curto e comovido discurso, agradeceu por ter estado na Câmara e vivido a experiência parlamentar. O secretário de Governo, Flávio Cassina/PRD, representou o prefeito Adiló Didomenico/PSDB na solenidade. Disse estar honrado em participar da homenagem para Corina, sua colega de sigla e a 20ª vereadora a entrar para a galeria, nos quase 132 anos do poder Legislativo na cidade. Cassina pontuou a representatividade do momento para o partido (antigo PTB, que deixou de existir a partir da fusão com o Patriotas, tornando-se o atual PRD) cuja bandeira é o trabalhismo. Conforme ele, Corina ensina que se manter em atividade é fundamental e espera  que ela siga como exemplo à juventude. Também destacou o trabalho desenvolvido pela parlamentar em defesa dos animais.

O vereador Velocino Uez/PRD fez a entrega de flores e de um relatório, feito por seu gabinete, do tempo do mandato da vereadora, que o substituiu no período de sua licença médica de um mês, no início deste ano.

Também prestigiaram a cerimônia de hoje os legisladores Felipe Gremelmaier/MDB e Tatiane Frizzo/PSDB, e a diretora-geral da Casa, Luzia Oss.

 

UM POUCO DA TRAJETÓRIA DE CORINA:

- A costureira aposentada Corina Libera Pivotto Meletti, 85 anos, exerceu o mandato por um mês, assumindo dia 26 de janeiro em substituição ao vereador Velocino Uez/PRD, que esteve em licença saúde por 30 dias devido a um procedimento cirúrgico. Segunda suplente do PRD, Corina é a mulher mais longeva a ocupar uma cadeira no Parlamento Municipal e a 20ª a integrar a Bancada Feminina na história da Casa.

- Concorreu pela primeira vez nas últimas eleições municipais, em 2020, quando a cidade e o mundo ainda viviam as restrições da pandemia do coronavírus. Ela conta que praticamente não conseguiu sair para fazer campanha por causa das restrições da Covid-19. Mesmo assim, pelo então PTB, conquistou 1221 votos, placar que lhe conduziu à segunda suplência da sigla.

- A vereadora assumiu o mandato após a negativa do primeiro suplente, Cristiano Becker da Silva/PRD, que é titular da pasta municipal de Gestão e Finanças e decidiu abrir mão de ficar temporariamente na Câmara.

- Na presença de Corina, a Bancada Feminina do Legislativo caxiense tinha retomado o recorde desta XVIII Legislatura (2021-2024), de seis mulheres no exercício do mandato, em 131 anos de história do Parlamento local. Hoje, o número se encontra em cinco parlamentares, cuja quantia segue inédita na comparação com as legislaturas anteriores. Além da presidente Marisol, compõem o grupo: Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Rose Frigeri/PT e Tatiane Frizzo/PSDB.

- Em seu mandato, Corina centralizou as atenções ao bem-estar animal, sua prioridade desde a infância.

Para saber mais sobre a história da Dona Corina, acesse este link: https://www.camaracaxias.rs.gov.br/noticias/index/28186

 

22/03/2024 - 17:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Marines Moretti Bertuol

Ir para o topo