Voltar para a tela anterior.

Professora Raquel Ely poderá receber título de Cidadã Caxiense

O projeto de decreto legislativo sobre a concessão a ser outorgada pelo Parlamento caxiense passou pela primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira (19/03)


O projeto de decreto legislativo nº 3/2024, que concede o Título de Cidadã Caxiense à professora Raquel Ely, passou pela primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira (19/03). A proposição é de autoria da Mesa Diretora composta pelos vereadores Marisol Santos/PSDB (presidente), Adriano Bressan/PRD (1º vice), Renato Oliveira/PCdoB (2º vice), Felipe Gremelmaier/MDB (1º secretário) e Zé Dambrós/PSB (2º secretário). Para entrar em vigor, o documento necessita ainda de segunda discussão, votação final e promulgação.

Essa honraria é um reconhecimento concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas adotam Caxias para viver e aqui passam a prestar relevantes serviços à comunidade.

Conforme o texto, Raquel Ely nasceu em 6 de setembro de 1975, na cidade de São Leopoldo. É casada com Daniel Ely e é mãe de Gabriel, Samuel e Sophia Ely. Veio para Caxias do Sul em 2006, em busca de oportunidades de emprego e melhor qualidade de vida. Ela é entusiasta da educação desde pequena, tendo seus professores como suas referências pessoais. Quando jovem, foi estudante de Letras na Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos).

A homenageada concluiu sua graduação na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 2008, e foi professora em escolas públicas da região. Em 2009, Raquel e sua família foram morar na cidade de Rosário, na Argentina, onde permaneceram por três anos. Meses depois, Raquel mudou-se com o marido e os filhos para o Alabama, nos Estados Unidos, onde a filha Sophia foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A família recebeu acolhimento e treinamento para intervenção domiciliar dos terapeutas do programa do governo americano “Early intervation, a step ahead”, levando orientações e um guia para estimulação, por meio de atividades cotidianas realizadas na Clínica do Autismo da Universidade de Birmingham. Anos depois, o material deu origem ao Instituto Movimento Unidos pelo Autismo (UniTEA).

Com o aumento da demanda, Raquel viu a necessidade de especializar-se em neurociências para aprofundar as discussões que ocorriam em seus grupos. Em 2016, Raquel criou o primeiro curso de extensão sobre Autismo para a UCS e, em 2018. foi a ministrante do segundo curso. Em 2018, fundou o UniTEA e, juntamente com a UCS, idealizou o I Seminário sobre Autismo da Serra Gaúcha.

Hoje, o Instituto UniTEA, presidido por Raquel, continua seguindo o propósito vinculado à educação, com atendimento a aproximadamente 450 famílias, por profissionais contratados em seus programas, como: TEAjudar – entrega de cestas básicas a famílias em vulnerabilidade; TEAcolher – grupos de familiares atendidos por assistente social e psicólogos; TEAbilitar – formação e desenvolvimento de habilidades de jovens com TEA para o mercado de trabalho; TEAtualizar – implementação de cursos e treinamentos sobre manejo para profissionais de saúde, educação e empresas.

Além disso, a instituição promove seminários e outros eventos vinculados ao tema para a conscientização e promoção da inclusão do autista em todos os âmbitos sociais, como, por exemplo, a Primeira Caminhada pelo Autismo.

19/03/2024 - 13:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo