Voltar para a tela anterior.

Isabela Schumacher entra para a Galeria de Vereadoras da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Em solenidade, no final da tarde desta segunda-feira, ela se tornou a 19ª mulher a ter um retrato descerrado


Isabela Schumacher é a 19ª mulher a entrar para a Galeria de Vereadoras da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Em solenidade, no final da tarde desta segunda-feira (18/03), junto ao hall da Presidência, ela teve o seu retrato descerrado. Como 1ª suplente do Partido NOVO, exerceu o mandato por um mês, de 5 de dezembro de 2023 a 4 de janeiro deste ano, período em que substituiu o vereador Maurício Scalco/PL, que havia se licenciado para tratar de assuntos particulares. Nas eleições de 2020, a primeira dela ao cargo de vereadora, somou 1.110 votos.

De acordo com a presidente da Câmara, vereadora Marisol Santos/PSDB, o descerramento da foto contém parte de uma história que eterniza a participação feminina no Legislativo. “É gratificante. Sempre vi em ti, Isabela, o trabalho pelas pessoas, com sensatez, equilíbrio, responsabilidade e pensamento na construção de ideias”, enalteceu. Marisol é a quarta mulher a presidir o Parlamento local, depois das ex-vereadoras Rachel Grazziottin (1985/1986), in memoriam; Geni Peteffi (2012), in memoriam; Denise Pessôa/PT (2022), hoje deputada federal.

Em seguida, com emoção, Isabela refletiu sobre a força feminina, no contexto social. Ressaltou que carrega consigo uma medalha de Joana d'Arc, a qual, nas palavras dela, simboliza a fé, a coragem e a capacidade de transformação de cada mulher. “Desejo que muitas delas, ao depararem com essa galeria, se enxerguem e se agreguem a esse processo, capaz de transformar vidas”, salientou.

Na recente presença de Isabela, a bancada feminina do Legislativo caxiense tinha retomado o recorde desta XVIII Legislatura (2021-2024), de seis mulheres no exercício do mandato, em 131 anos de história do Parlamento local. Hoje, o número se encontra em cinco parlamentares, cuja quantia segue inédita na comparação com as legislaturas anteriores. Além da presidente Marisol, a Casa conta com estas vereadoras: Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Rose Frigeri/PT e Tatiane Frizzo/PSDB.

Entre outras iniciativas, no período em que esteve como vereadora, Isabela Schumacher apresentou o projeto de lei 196/2023, que busca instituir o Programa Municipal “Xadrez na Praça”, a ser implementado nas praças públicas, parques, áreas de lazer municipais, bibliotecas e demais espaços públicos. A matéria está em tramitação nas comissões da Casa.

Arquiteta e urbanista e corretora de imóveis, Isabela dedica-se ao estímulo à ocupação de espaços, com reflexo na educação e na integração entre gerações. Mãe de Estevan e Martin, que são enxadristas, ela pauta a sua atuação dentro da lógica de que todo cidadão seja protagonista da própria vida.

A trajetória de Isabela conta com uma iniciativa de 2021, quando ela ajudou no Movimento “Lugar de Criança é na Escola”, pela volta às aulas no contexto da pandemia da Covid-19. Caxiense e com 46 anos de idade, acumula participações em grupos de jovens, na Igreja de Lourdes. Presidiu o Grêmio Estudantil do Colégio São José (1992-1994). Participou da administração do Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos (2010-2014). Pertenceu à Ordem Internacional das Filhas de Jó.

Também prestigiaram o ato os vereadores Adriano Bressan/PRD (vice-presidente do Legislativo), Maurício Scalco/PL e Tatiane Frizzo/PSDB, além da diretora-geral da Casa, Luzia Oss, e do chefe da Assessoria de Comunicação Social, Marcelo de Gregori.

18/03/2024 - 19:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo