Voltar para a tela anterior.

Estela Balardin denuncia abuso policial no Euzébio Beltrão de Queiroz

A parlamentar petista lamentou na tribuna os depoimentos de perseguição da Brigada Militar a residentes do bairro


Durante o grande expediente desta quinta-feira (14/03), a vereadora Estela Balardin/PT expôs relatos de violência policial direcionada a moradores do Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. A parlamentar enfatizou a necessidade de abordar o tema e lamentou o estigma associado à criminalização enfrentado pela comunidade. "A maioria dos moradores é trabalhadora, e isso precisa ficar nítido, já que muitas pessoas ainda não sabem", destacou a petista, reforçando  ser preciso desmistificar preconceitos para com o bairro.

O ponto central da explanação foi a denúncia de ações violentas que teriam partido da Brigada Militar, como abusos contra crianças, idosos e mulheres. Ao utilizar o painel eletrônico da Casa para ilustrar o resultado de tais atos, optou por não compartilhar publicamente as imagens via TV Câmara, devido a seu impacto. "É um excesso de violência física, psicológica e moral. Esses moradores precisam da nossa voz, vereadores, para terem justiça", defendeu Estela.

Questionamentos foram levantados durante a sessão por parte da vereadora, incluindo o propósito dessas operações, a conduta dos policiais designados para interagir com a comunidade e a presença de câmeras nos uniformes dos agentes.

O parlamentar Lucas Caregnato/PT expressou preocupação com as atitudes violentas dos policiais e pediu responsabilização. "Não sou contra a polícia, mas sim contra essas ações equivocadas em relação a pessoas inocentes", declarou.

A vereadora Rose Frigeri/PT mencionou um jovem que corre o risco de ter amputadas as pernas devido a marteladas no joelho e considerou grave a situação dos moradores.

Em sua conclusão, Estela reivindicou um olhar atencioso e solidário com o bairro e solicitou a ajuda do prefeito de Caxias do Sul (Adiló Didomenico/PSDB) para tomar medidas concretas e garantir a segurança e o bem-estar dos moradores. “Este debate ressalta a importância de enfrentar a violência policial e promover uma abordagem justa e humanitária nas comunidades vulneráveis, reforçando a necessidade de ações concretas para garantir a justiça e a segurança de todos os cidadãos”, frisou.

Confira na íntegra

14/03/2024 - 13:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rhebekka Graminho Cardoso Dutra de Moraes

Ir para o topo