Voltar para a tela anterior.

Empresário Itamar Maino poderá receber Título de Cidadão Caxiense

O projeto de decreto legislativo (PDL) nº 5/2024 passou pela primeira discussão na sessão ordinária desta quinta-feira (14/03) e retornará a plenário para apreciação final


Na sessão ordinária desta quinta-feira (14/03), passou pela primeira discussão o projeto de decreto legislativo (PDL) nº 5/2024, que concede o Título de Cidadão Caxiense ao empresário Itamar Maino. A proposição é do vereador Nelson Acioly/PSB e vem assinada também pelos parlamentares Clóvis de Oliveira/PRD, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo de Camillis/PSB, Juliano Valim/PSD, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Velocino Uez/PRD e Zé Dambrós/PSB. Para entrar em vigor, o texto necessita ainda de discussão e votação final, e promulgação.

Essa honraria é um reconhecimento concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas adotam Caxias para viver e aqui passam a prestar relevantes serviços à comunidade.

Conforme o texto, Itamar Maino nasceu em 25 de março de 1957, na cidade de Feliz, no Rio Grande do Sul. É filho de Antonio Maino e Elda Therezinha Maino, tendo como irmã Cirleine. Em busca de uma vida melhor para a família, mudou-se para Caxias do Sul em abril de 1965, continuando seu envolvimento no setor de construção civil.

Itamar é casado com Tania Maria Pereira e tem dois filhos: João Luis Pereira Maino e Natália Pereira Maino. Em 1985, fundou a Maino Materiais de Construção, consolidando sua liderança. Posteriormente, presidiu a Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Caxias do Sul e Região Nordeste do Estado (Acomac) nas gestões de 2018/2019 e 2020/2021.

O futuro homenageado, atualmente, preside o Conselho Deliberativo da Acomac e do Conselho fiscal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

Ele é atuante no bairro Cruzeiro, onde dedica seu tempo como voluntário na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Participou ativamente nas pastorais e do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC). Junto com a esposa, foi membro do Grupo Executivo Diocesano (GED). Também participa como cantor do Coral São Brás.

 

14/03/2024 - 12:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo