Voltar para a tela anterior.

Queda nos números da indústria caxiense preocupa vereador Zanchin

O parlamentar disse que a economia da cidade entrou no sinal amarelo, principalmente porque falta capacitação de trabalhadores


A redução econômica da indústria caxiense em 3,3% no ano passado é motivo de preocupação, sinalizou o parlamentar Ricardo Zanchin/NOVO, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (28/02). O vereador analisou dados divulgados pelo Setor de Economia da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.

Além da baixa na indústria, o vereador citou que o comércio teve um crescimento pífio de 0,6%. Em contrapartida, o setor de serviços registrou uma evolução de 20,9%.  O parlamentar também apresentou um gráfico com o comportamento desses três segmentos nas últimas décadas, referendando a redução dos avanços industriais. Qual a explicação para isso, indaga Zanchin, projetando a seguinte resposta:

“Não há emprego e as pessoas estão se virando. É o empreendedorismo de sobrevivência. As pessoas estão (trabalhando) na manicure, pedicure, no Uber (transporte por aplicativo), no bolo. Cada vez mais os trabalhadores precisam pagar as contas. Os números mostram que a indústria e o comércio estão estagnados. Ou seja: muitas pessoas se encontram sem qualificação e está tendo um movimento migratório, quando sabemos que o melhor programa social que tem é renda e emprego porque, com eles, vem a dignidade. É preciso ficar atento para essa mudança no perfil econômico da cidade nos próximos 60 meses”.

Diante do aumento de pessoas em situação de rua ou sem emprego mais qualificado, Zanchin verifica que Caxias do Sul continua atraindo pessoas que buscam uma vida melhor. Entretanto, ele entende que elas precisam ser preparadas para o mercado de trabalho que a região oferece. Citou que Joinville/SC, por exemplo, está capacitando os trabalhadores.  Economista de formação, o parlamentar sugere algumas saídas: ao lado da retenção de talentos, um maior incentivo a investimentos, focar na educação e buscar tornar a cidade mais atrativa para as novas gerações. “O jovem quer um local aprazível, com mercado público, com cervejarias, e não uma cidade esgualepada”, constata.

Em aparte, o vereador Sandro Fantinel/PL frisou a necessidade de quem vir para a cidade estar qualificado para atuar na área industrial. Por outro lado, o socialista Zé Dambrós avalia que o país e o município estão retomando o desenvolvimento e mencionou, por exemplo, que o balanço da Marcopolo, caxiense fabricante de ônibus, foi positivo em 2023.

Assista à entrevista para a TV Câmara Caxias:

28/02/2024 - 13:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo