Voltar para a tela anterior.

Comitê POP Rua faz entrega de plano preliminar ao Legislativo

A coordenadora do grupo, assistente social Márcia Fuhr, disse que o documento está aberto à apreciação dos vereadores


A coordenadora do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê Pop Rua Caxias do Sul), assistente social Márcia Fuhr, entregou ao Legislativo Caxiense, durante a plenária desta terça-feira (06/02), uma versão preliminar do Plano Municipal para as Pessoas em Situação de Rua. O documento foi deixado em mãos à presidente da Casa, vereadora Marisol Santos/PSDB, e à Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), que representa o Legislativo no Comitê.

Cópias do material devem ser repassadas aos demais legisladores. Entre outros eixos, o plano busca mapear a realidade desse público para montar um banco de dados e informações para subsidiar a construção de políticas públicas ao segmento.

Em espaço de acordo de líderes, Márcia explicou que o documento está aberto a sugestões dos parlamentares e, em março, será discutido com a comunidade para fazer a aprovação da Política Municipal das Pessoas em Situação de Rua. “É (assunto) polêmico, sim. Somos uma cidade referência da região, temos muitas pessoas em situação de rua, mas o nosso município está muito à frente do plano nacional aprovado, muito à frente dos municípios do Rio Grande do Sul e também do Brasil. O nosso Comitê é o único da Região Sul e um dos poucos em funcionamento no país”, frisou, reforçando o empenho das representações de órgãos públicos e da sociedade civil em torno do tema.

A profissional também listou a contribuição e a presença de outros membros do Comitê que hoje a acompanham e se encontravam no plenário. Entre as quais, a ex-vereadora Andressa Marques, do Conselho Municipal de Assistência Social; integrantes da Casa de Passagem e representantes das pessoas com trajetória em situação de rua. Márcia acrescenta que várias outras entidades ainda compõem o grupo. São 22 membros, sendo representantes do poder municipal, da sociedade civil, das políticas públicas e serviços relacionados ao atendimento da população em situação de rua e das pessoas atendidas.

A assistente social informou que, em dezembro de 2023, o plano foi repassado para análise do prefeito Adiló Didomenico/PSDB. A também profissional do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop Rua) lembrou que a prefeitura, em 2022, deu condições para a estruturação do Comitê, definido pelo decreto 22.286/2022.

Confira a fala da assistente social:

06/02/2024 - 09:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo