Voltar para a tela anterior.

Mesa Diretora 2024 toma posse no Legislativo caxiense

A vereadora Marisol Santos/PSDB conduzirá a Casa juntamente com os parlamentares Adriano Bressan/PRD (1º vice), Renato Oliveira/PCdoB (2º vice), Felipe Gremelmaier/MDB (1º secretário) e José Dambrós/PSB (2º secretário)


Os integrantes da Mesa Diretora 2024 assumiram o comando do Parlamento caxiense, na manhã desta terça-feira (02/01), em sessão de posse que reuniu autoridades, familiares, servidores e comunidade em geral no plenário Nadyr Rossetti. A vereadora Marisol Santos/PSDB foi conduzida à presidência, sendo a quarta mulher a ocupar o cargo em 131 anos de história do Legislativo, e defendeu a responsabilidade e a sustentabilidade no âmbito público.

A seu lado na Mesa, neste ano, estarão os vereadores Adriano Bressan/PRD (1º vice), Renato Oliveira/PCdoB (2º vice), Felipe Gremelmaier/MDB (1º secretário) e José Dambrós/PSB (2º secretário), o qual passou o posto de presidente para a parlamentar tucana. No discurso de transmissão de cargo, o socialista pediu uma salva de palmas à democracia, considerando a política a arte do bem comum; ratificou a relevância da aproximação do Parlamento com a sociedade; e agradeceu o apoio dos caxienses e da equipe funcional da Câmara.

Dambrós também listou iniciativas que a Mesa Diretora abraçou ao longo do ano passado e que constam no relatório entregue para a nova presidente. Entre elas, citou a recente ida a Brasília em busca de uma universidade federal para a Serra Gaúcha; a economia de recursos com devolução ao Executivo de quase R$ 12 milhões, sugerindo aplicação na manutenção da cidade e na área materno infantil; e a campanha de destinação de imposto de renda devido a fundos municipais da criança e do adolescente e da pessoa idosa.

“Talvez o maior ensinamento deste ano é que esta Casa do Povo precisa estreitar ainda mais as relações com a comunidade. Fizemos algumas coisas e, se tivemos conquistas em 2023, dedico à equipe desta Casa, que foi extraordinária e se esforçou muito. Quanto a 2024, será ano eleitoral e, se tivesse que deixar uma frase, seria: paciência para reconciliar os contrários”, sugeriu o socialista para a nova presidente, que assinou a ata de posse na sequência.

Já no comando da Câmara da maior cidade do interior gaúcho, Marisol teceu uma lista de agradecimentos e lembrou que as novas histórias também bebem em narrativas passadas. Jornalista, relações-públicas e professora de formação, a parlamentar recordou dos anos de 2019 e 2020, quando despontou para a decisão histórica de concorrer a um cargo político em benefício da comunidade. Agora, se disse honrada por assumir a gestão do Legislativo caxiense.


Marisol Santos: nova presidente da Câmara

“Juntos, vamos construir uma Câmara cada vez mais forte, responsável e próxima da comunidade. Que seja referência para os moradores de Caxias, como espaço de debate, de entendimento, informação. Quero reforçar nosso papel na discussão necessária e urgente da sustentabilidade. Precisamos nos dedicar para implementarmos a agenda 2020-2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), que são um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar da paz e da tranquilidade”, ressaltou a parlamentar, considerando oportuno nessa linha um planejamento com a equipe de trabalho da Câmara.

Assista à Sessão de Posse na íntegra:

Marisol também destacou que dará continuidade a obras iniciadas por presidências anteriores, como as voltadas à prevenção a incêndio, e ao sinal aberto da TV Câmara, além de melhorias na estrutura e em processos internos. “Estejam certos que tomaremos as decisões de forma conjunta e com responsabilidade. Aliás, responsabilidade é uma palavra que é base de minha trajetória e algo que aprendi com meus pais, seu Isolino e dona Margarida, e vivenciei diariamente com minhas manas Denise e Juliana. Numa casa com tantas mulheres, aprendi também a valorizar os nossos espaços, legado importante do pai e da mãe. Com essa responsabilidade, sigo o caminho de mulheres que me antecederam nessa função: Rachel Grazziotin/PDT, Geni Peteffi/MDB e Denise Pessôa/PT (hoje, deputada federal)", sublinhou Marisol, emocionada, se comprometendo em dar continuidade a histórias que significam e transformam para melhor a vida da comunidade.

Ao valorizar a representatividade feminina sustentada pelas urnas, pois ela e Denise foram as mais votadas ao Legislativo por suas respectivas siglas em 2020, também comemorou o fato de a nominata que encabeçou para a Mesa Diretora ter sido única e eleita com o voto unânime do plenário na sessão ordinária de 14 de dezembro de 2023, a última do ano.


Veja também a matéria da TV Câmara Caxias:


      A nova presidente pontuou, ainda, o envolvimento e o empenho de seus assessores políticos na caminhada até aqui e confirmou a advogada Luzia Ester Santos Oss como diretora-geral da Casa e o relações públicas Marcelo De Gregori como chefe da Assessoria de Comunicação Social. Ela também agradeceu pela presença das autoridades que se encontravam na plateia e do prefeito Adiló Didomenico/PSDB, que a parabenizou pela conquista. O chefe do Executivo desejou à Mesa Diretora e à comunidade um ano de muita harmonia, entendimento e capacidade e aproveitou para fazer um anúncio à população: que o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única será prorrogado do dia 4 de janeiro para  dia 10 de janeiro.

- Conheça os integrantes da Mesa Diretora que conduzirá o Parlamento neste ano:
Presidente:
Vereadora Marisol Santos/PSDB
1º Vice-presidente: Vereador Adriano Bressan/PRD
2º Vice-presidente: Vereador Renato Oliveira/PCdoB
1º Secretário: Vereador Felipe Gremelmaier/MDB
2º Secretário: Vereador José Dambrós/PSB

- AQUI, leia mais sobre a trajetória da presidente Marisol Santos/PSDB
 

 

02/01/2024 - 13:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo