Voltar para a tela anterior.
Eleita para presidir a Câmara Municipal de Caxias do Sul, para o decorrer do ano de 2024, a vereadora Marisol Santos, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), cumpre o seu primeiro mandato parlamentar, como titular desta XVIII Legislatura (2021-2024), depois de ter obtido 4.443 votos nas eleições municipais de 2020. Nos últimos três anos, por indicação dos presidentes de cada período, tem dirigido a Escola do Legislativo. Preside, ainda, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação. Desde 2020, está filiada ao PSDB.
Na história de mais de 131 anos do Parlamento local, Marisol será a 4ª parlamentar a presidir a Casa, depois das ex-vereadoras Rachel Grazziotin/in memoriam (1985/86), Geni Peteffi/in memoriam (2012) e Denise Pessôa (2022), hoje deputada federal. De forma inédita, a Casa terá a segunda presidente numa só Legislatura e já atingiu a maior bancada feminina, hoje com 6 parlamentares.
Aos 46 anos de idade, é natural de São Leopoldo (RS) e veio morar em Caxias com apenas um ano. Filha de Isolino Cândido da Silva e Margarida Santos Silva e irmã de Denise e Juliana, ela tem formação em Jornalismo e Relações Públicas e especialização em Comunicação Social, sendo as titulações pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em 2011, conquistou o Prêmio ARI Serra Gaúcha, como Destaque Profissional em Telejornalismo.
Em 2019 e 2020, Marisol atuou como assessora de imprensa do deputado estadual Neri, O Carteiro/PSDB (também ex-vereador caxiense). Acumula mais de 20 anos de trabalho em veículos de rádio e TV da mídia local. Também foi professora das redes pública e privada de ensino. No decorrer desta XVIII Legislatura (2021-2024), entre outras comissões, integrou a de Educação.
Desde a infância, participou do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Em 1988, alcançou a eleição de 1ª Prenda Mirim do Estado, o que representou o primeiro título estadual da 25ª Região Tradicionalista.
A futura presidente tem como princípios atuar de forma justa e responsável, com diálogo, sendo o elo entre a comunidade e o Poder Executivo. Prioriza atenção às áreas de educação, cultura, emprego, renda, trabalho e saúde.