Voltar para a tela anterior.

Legislativo concede o Prêmio Caxias à Escola Musical Villa Lobos

O educandário tem se destacado na promoção da cultura local


O reconhecimento da Câmara Municipal à Escola Musical Villa Lobos deu-se na noite desta sexta-feira (08/12), por meio da outorga do Prêmio Caxias. O educandário tem se destacado na promoção cultural da cidade. A solenidade aconteceu no plenário da Casa, sob a condução do presidente do Legislativo, parlamentar Zé Dambrós/PSB. A secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto, representou o prefeito Adiló Didomenico na cerimônia.

Proponente da homenagem, o vereador Lucas Diel/PDT pronunciou-se em nome da Câmara. A partir da tribuna, ressaltou que, data de hoje, também é celebrado o Dia da Família. Contou detalhes do histórico da instituição. Nas palavras dele, a música é o alimento da alma.

O presidente Dambrós atentou que a música reporta o ser humano aos embalos da vida. “Sempre haverá uma canção para marcar a infância, o namoro, o casamento, o nascimento dos filhos, a solidão, a alegria e a contemplação”, definiu.

Depois de receber o diploma e o troféu, alusivos ao Prêmio Caxias, a diretora da escola, Mara Alice Meletti, dirigiu-se à tribuna, para breves agradecimentos. Destacou a história do órgão e o clima familiar no seu cotidiano. “Hoje mesmo, tivemos alunos tocando violino e saxofone na recepção. Depois, o coral com atuais e ex-estudantes. Com força e persistência, conseguimos chegar até aqui”, enalteceu. Em seguida, manifestou-se Jalusa Schenato Zattera, integrante do 1º corpo docente da escola, que relembrou momentos de amizade, desde a fundação do colégio.

Saiba mais sobre a instituição homenageada

A Escola Musical Villa-Lobos iniciou a partir de uma ideia de duas professoras que trabalhavam no Instituto Johann Sebastian Bach. Em 14 de março de 1988, deram início as suas atividades, na Rua Tronca, nº 3433, bairro Rio Branco, onde está até hoje. A fundação se deu com o intuito de dar prosseguimento ao ensino musical com novos e mais atuais métodos.

O educandário formou muitos alunos, alguns atuam como artistas, professores ou donos de instituições de ensino musical. Atualmente, a instituição conta com cerca de 80 alunos inscritos que são atendidos nos cursos de vocal, teclado, piano, saxofone, flauta transversa, guitarra, contrabaixo elétrico, contrabaixo acústico, violão, violino e musicalização infantil.

O quadro profissional que compõe a escola é formado pelos professores: José Elias Dotti, Karina Comin, Adão Léo da Silveira, Rodrigo Duarte, Franciele Cettolin, Tatieli Bueno e Mara Alice de Lima Meletti.

08/12/2023 - 23:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo