Voltar para a tela anterior.

Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil 2023 contempla três profissionais

A honraria foi entregue pela Câmara Municipal de Caxias do Sul ao engenheiro civil Juarez Mazzocchi e aos arquitetos e urbanistas Maria Inês Menegotto de Campos e Nelson Carlos Sartori, em sessão solene desta quarta-feira (29/11)


A comenda Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil 2023 chegou às mãos de três profissionais, na noite desta quarta-feira (29/11), em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul. São eles: diretor da Exacta Engenharia e Administração Ltda, Juarez Mazzocchi; presidente do Sinduscon Caxias (Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Caxias do Sul), Maria Inês Menegotto Campos; e diretor da regularização fundiária da Secretaria Municipal do Urbanismo, Nelson Carlos Sartori. Ao presidente da Casa, vereador Zé Dambrós/PSB, coube a condução da solenidade e, ao parlamentar Velocino Uez/PRD, o pronunciamento em nome de todos os parlamentares.

“É gratificante para mim citar a rica caminhada dos homenageados. Os três foram unanimidade e quero agradecer a todos os vereadores por terem votado favoravelmente”, enfatizou Velocino, antes da leitura do currículo de cada um.

Mazzocchi é engenheiro civil e sócio-diretor da Exacta Engenharia e Administração Ltda. Maria Inês Menegotto de Campos e Nelson Carlos Sartori são arquitetos e urbanistas. Maria Inês comanda, atualmente, o Sinduscon, sendo a primeira mulher a chegar a esse posto. Sartori é servidor público e já soma mais de quatro décadas de atuação no município caxiense.

Da tribuna, Mazzocchi considerou um orgulho a ele e à sua família ser agraciado com a comenda. Lembrou que ser engenheiro civil era um sonho. Estudou muito e o conquistou em 1982. Em 16 de novembro de 1987, fundou com outros dois sócios a Exacta. “A empresa foi criada com o objetivo de não ser mais uma empresa de incorporação, mas sim uma empresa que possa tocar no coração e na vida das pessoas, através de empreendimentos pensados no detalhe, de modo a construir verdadeiros lares que perdurem por gerações. O nosso objetivo tem sido alcançado. O sucesso a cada empreendimento lançado, a cada vida que conseguimos alcançar, a cada família que viu em nossos projetos um lugar ideal para construir suas memórias e histórias. A Exacta constrói imóveis de alto padrão, com uma história criada ao longo da sua existência com base na credibilidade”, salientou o homenageado, comemorando as 1150 unidades entregues até hoje e agradecendo a todos que, de algum modo, participaram de sua trajetória.

Confiante na força do associativismo, Mazzocchi chegou a presidir o Sinduscon. Em sua gestão, participou e estimulou outras pessoas a missões nacionais e internacionais, com o propósito de fortalecer o setor.

Maria Inês Menegotto Campos é quem está hoje na presidência do Sinduscon. A também homenageada relembrou seu percurso e se emocionou por mais de uma vez, principalmente ao mencionar as duas filhas que se encontravam na plateia e seu posto à frente do Sindicato. Sobre a carreira profissional, destacou diversos projetos que desenvolveu como arquiteta e assessora de Obras na Universidade de Caxias do Sul. Entre os espaços bastante conhecidos e que assinou na época em que o reitor era Ruy Pauletti (in memoriam), estão o Centro de Convivência e a Capela Ecumênica da Cidade Universitária.

“O que vim fazer aqui hoje é agradecer. Agradeço a essa homenagem que deve ser mais a generosidade dos proponentes da comenda e das pessoas que confiaram seus votos a mim do que propriamente os meus méritos. Talvez, o viés que me vem à mente e justifica essa honraria sejam os 350 mil metros quadrados como responsável técnica ou a representatividade em algumas entidades”, mencionou.

Em seu discurso, Maria Inês conta que trabalho nunca faltou e críticas são comuns, mas precisam ser enfrentadas. “Não deixemos de fazer por medo de críticas. Vamos lembrar que as pessoas só comentam o que deu errado, mas, com certeza, fizemos muito mais coisas boas do que aquelas que não agradaram a todos. A gente sabe que é o que importa”, ressaltou.

A arquiteta e urbanista não conteve as lágrimas ao revelar alguns mantras que carrega e que buscou partilhar com as filhas e com estagiários com quem conviveu. Eis três deles: “Só é criticado quem faz”; “Pedir sempre, mais do que um não não vai acontecer”; “Façamos sempre o nosso melhor e seguimos em frente”.  Em seu pronunciamento, a dirigente ainda sublinhou o potencial de Caxias do Sul e a capacidade da construção civil fazer a economia se movimentar. Ressaltou que “empreender dói e trabalhar cansa”, mas os benefícios retornam porque o empenho e a dedicação com ética se voltam à sociedade e justificam uma vida.

Representando quem atua no âmbito público, o arquiteto e urbanista Nelson Sartori disse se sentir honrado por receber a distinção como reconhecimento de sua história. “Tenho convicção de que o servidor público, em qualquer que seja sua formação ou função desempenhada, é um importante agente na construção social e se torna, com o passar dos anos, um profundo conhecedor da gerência de prestação de serviço ao cidadão. Ao longo das minhas mais de quatro décadas na prefeitura, aprendi que uma simples resposta de sim ou não muda a vida de uma pessoa”, ilustrou.

Ao afirmar que sempre providenciou respostas aos cidadãos e agiu com responsabilidade na administração pública, Sartori salientou a força da arquitetura e urbanismo para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Falando em vida, o homenageado voltou-se para a plateia e agradeceu pelas amizades. Em especial, dirigiu-se à família: “Antes de finalizar, quero mandar um beijo à minha esposa maravilhosa e companheira de trajetória Isa, minha grande parceria e incentivadora; e às minhas filhas Cristine e Tríssia, que são um encanto e a razão de minha vida”.

Atual diretor da Regularização Fundiária da Secretaria Municipal do Urbanismo, Nelson Sartori também foi bastante saudado durante a solene pelo secretário municipal do Meio Ambiente e chefe de Gabinete interino, João Uez. Na ocasião, Uez representou o prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

O requerimento com o protocolo dos nomes para receber o Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil 2023 foi assinado pela Mesa Diretora 2023, que tem os seguintes integrantes: Jose Pascual Dambrós/PSB (presidente), Olmir Cadore/PSDB (1º vice-presidente), Renato de Oliveira/PCdoB (2º vice-presidente), Adriano Bressan/PTB (1º secretário) e Marisol Santos/PSDB (2ª Secretária).

A comenda é outorgada pelo Legislativo, a cada dois anos, a profissionais liberais ou empresas que atuam de forma direta na área da construção civil, além de estabelecimentos de ensino e a professores das referidas áreas pelos relevantes serviços prestados. Ela foi instituída a partir do decreto 322/A, de 3 de setembro de 2014, da autoria da vereadora Denise Pessôa/PT.

 

Conheça os homenageados:
– Juarez Mazzocchi
nasceu em 9 de fevereiro de 1960. É engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em dezembro de 1982. Iniciou sua atividade profissional na cidade de Caxias do Sul, prestando serviços de engenharia civil para diversas empresas do setor da construção civil. Em 1993, também formou-se bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul.

- Em 16 de novembro de 1987 fundou com outros dois sócios a Exacta Engenharia e Administração Ltda., com o intuito de prestar serviços de engenharia civil, administração de condomínio a preço de custo e incorporação imobiliária. A empresa já completou 36 anos de existência e construiu e entregou 58 empreendimentos entre as cidades de Caxias do Sul e Gramado.

- Atualmente, é sócio/diretor da Exacta Engenharia e Administração Ltda., membro do Conselho Superior do Sinduscon-Caxias e membro do Conselho do Planejamento Urbano (Conseplan). “Recebo esta indicação de reconhecimento à minha trajetória dentro da indústria da construção civil com muita alegria e satisfeito por saber que contribuí com o desenvolvimento desse setor que tanto amo, na cidade de Caxias do Sul”, enfatizou Juarez Mazzocchi.

- Maria Inês Menegotto de Campos nasceu em 4 de outubro de 1963. Complementou sua formação em Tecnólogo em Hotelaria no Hotel Sheraton, Rio de Janeiro, cidade em que permaneceu e iniciou a sua formação em Arquitetura e Urbanismo sendo graduada pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, em 1991. No retorno para a cidade natal, Caxias do Sul, agora com marido e duas filhas, ingressou no mesmo ano como assessora de Obras na Universidade de Caxias do Sul, onde permaneceu como arquiteta e assessora de Obras durante 20 anos, em paralelo com seu escritório de arquitetura, onde desenvolvia projetos diversos para terceiros.

- Participou durante cerca de 10 anos no Conselho de Desenvolvimento Urbano, atualmente chamado Conseplan. Foi responsável técnica pelo Hospital Geral de Caxias do Sul e membro da ABDEH (Associação Brasileira do Desenvolvimento do Edifício Hospitalar). Foi premiada como jovem arquiteta no ano de 1996, quando participou da reformulação da área do Pina na Cidade do Recife, e participou da Bienal de Arquitetura em Barcelona com aula e palestra de Norman Foster. Atualmente, é a primeira presidente feminina do Sinduscon Caxias do Sul. “Sinto-me bastante lisonjeada e feliz pelo reconhecimento de um trabalho que foi amadurecendo conforme o tempo passava. A cada dia, é um desafio, pois o aprendizado não cessa”, frisa Maria Inês Menegotto.

- Nelson Carlos Sartori nasceu em 11 de dezembro de 1953. É arquiteto e urbanista formado pela Unisinos, em 1977. Ingressou na prefeitura de Caxias do Sul no ano seguinte. O projeto da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima foi o trabalho de conclusão do curso universitário, que motivou sua contratação pelo então prefeito Manuseto Serafini Filho. Desde então, atua no setor público, tendo passado por cinco secretarias municipais, e também tem um escritório de arquitetura.

- Realizou diversos cursos na área e atualmente é diretor de Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Urbanismo e membro do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias. É filho de Oddino Sartori e Zaíra Tomasi Sartori. Casado com Isamar Damin Ordovás Sartori, tem duas filhas: Cristine Ordovás Sartori e Tríssia Ordovás Sartori. Nelson recebe a notícia da distinção com “um misto de surpresa e alegria e muita felicidade”.

29/11/2023 - 23:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo