Voltar para a tela anterior.

Presidente Dambrós prestigia inauguração do Recanto da Compaixão Frei Salvador

Solenidade marcou a entrega do andar térreo do prédio que abrigará idosos em vulnerabilidade social em Caxias do Sul


Foi entregue a comunidade caxiense no final da tarde desta quarta-feira (29/11), parte de uma das maiores obras sociais da Serra Gaúcha. O Recanto da Compaixão Frei Salvador, idealizado pelo frei capuchinho Jaime Bettega, entra agora na fase de finalização e operação.

O evento reuniu na sede da instituição, no antigo prédio do INSS, no bairro São Pelegrino, diversas autoridades políticas, religiosas, voluntários do projeto e a comunidade em geral. Para o presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós/PSB, ver parte do projeto e de um sonho realizado significa um momento marcante para a população de Caxias do Sul. De acordo com o parlamentar, o momento é de agradecimento a todos que de uma forma ou de outra, auxiliaram financeiramente e voluntariamente para que o Recanto, que terá 125 vagas para idosos em situação de vulnerabilidade social, se torne uma realidade.

“Eu fico emocionado de estar aqui para ver a entrega da primeira parte da obra. O frei Jaime Bettega merece o nosso respeito pois foi um verdadeiro líder comunitário. Ele reuniu as forças vivas do município e a população para auxiliar os nossos idosos que passam por vulnerabilidade social. É emocionante encontrar no Recando da Compaixão o significado do amor ao próximo, cuidando daqueles que já passaram por muitas dificuldades na vida”, afirmou Dambrós.

Conforme frei Jaime Bettega, o primeiro andar do prédio com 1.406,40m² está concluído e logo receberá os primeiros idosos. Entretanto, ele destaca que o pedido de auxílio aos governantes por novos recursos segue, unindo a mesma solicitação aos empresários da iniciativa privada e a própria comunidade caxiense para que o restante da obra seja concluído com sucesso.

“Neste espaço ficará a recepção, o setor de cuidados à saúde com as salas de fisioterapia, podologia, odontologia e geriatria, nutricionista, fonoaudiologia e psicologia, entre outros setores. Nossa alegria é saber que aos poucos tudo está sendo finalizado. Queremos cumprir nosso cronograma de obra e, agora, neste momento, o que queremos mesmo é dizer muito obrigado para todos que ajudaram”, completou Bettega.  

No térreo também funcionarão o setor administrativo com sala de reuniões, sala de assistência social, sala da administração, central de lógica e lavabos de atendimento ao público, vestiários e área de descanso dos funcionários. No local, haverá ainda a área de uso dos idosos residentes com 13 suítes (quartos e banheiros com pisos aquecidos) no total de 49 leitos – mais a enfermaria, rouparia e salas de convivência e visitas. Essa é a primeira de quatro etapas de conclusão.

Cronograma de finalizações

2ª Etapa: em 29/03/2024 - mais 49 leitos no 1° subsolo, com 13 suítes, enfermaria, depósito de material de limpeza, expurgo, área de lazer, sala de terapia ocupacional, refeitório central e cozinha industrial.

3ª Etapa: em 29/05/2024 - os 27 leitos restantes, mais enfermaria, depósito de material de limpeza, expurgo e sondário.

4ª Etapa: em 29/07/2024 - entrega dos quatro pavimentos do anexo, onde encontra-se o solário, depósito geral com câmara fria, lavanderia industrial, central de esterilização e central de resíduos, juntamente com as áreas de pátio externo.

Convênio com a UCS

O ato de inauguração também abriu a etapa de projeção de funcionamento da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Uma das primeiras ações de viabilização de funcionamento foi o acordo assinado de cooperação entre o Recanto da Compaixão Frei Salvador e a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O convênio permite que a ILPI funcione como uma “espécie” de instituição escola com a possibilidade ampla de estágios acadêmicos, trabalhos de pesquisas que possam ampliar conhecimento sobre vulnerabilidades, comportamento e temas relacionados ao envelhecimento para a devida obtenção de dados que possam nortear condutas preventivas, diagnóstico de cenários e ações de enfrentamento no segmento.

Cadastro de interesse em vagas na ILPI

O modelo funcional está sendo implementado. O Recanto da Compaixão Frei Salvador entrou com documentos de credenciamento público junto à prefeitura, para acolher um percentual inferior a 50% da capacidade da ILPI. As demais vagas deverão atender pessoas com grau de vulnerabilidade, bem como a procura da população. Para isso, já está aberto desde outubro passado, o cadastramento de interesse em vaga. Trata-se de formulário a ser preenchido por idosos ou familiares. O cadastro de interesse está disponível para preenchimento pelo site (www.recantodacompaixao.com.br). Até o momento, 63 pessoas estão cadastradas.

A obra

Todo o valor necessário para a reforma e ampliação foi captado junto à comunidade, fornecedores, poder público e privado. Foi construída uma área de 398,90 metros quadrados que foram somados aos 2.922,05m² já existentes no prédio original. A área total do espaço final é de 3.320,95 metros quadrados.

Como ajudar

É possível fazer doações em dinheiro por PIX,  QRcode ou depósito na conta do Recanto da Compaixão.

- Chave PIX para doação: 11.453.014 / 0004 - 20

- Contato pelo telefone: 54 98410 0101 ou 54 99989 04 11

Recanto pelas redes sociais

@recantodacompaixao

www.recantodacompaixao.com.br

Mídias relacionadas ao Recanto

Frei Jaime Bettega - Presidente da Associação Mão Amiga

- Facebook: @freijaime

- Instagram: freijaime e freijaimebettega

- Youtube: Frei Jaime

- Site: freijaime.com.br

Associação Mão Amiga

- Facebook: @MaoAmigaCaxias

- Instagram: maoamigacaxias

- Site: http://maoamigacaxias.org.br

- Youtube: Mao Amiga Caxias

29/11/2023 - 21:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo